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A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais

Author(s): Moreira, Maria Alfredo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/40305

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PT;

Subject(s): Supervisão pedagógica; Narrativas profissionais; Sustentabilidade; Transformação; Instructional supervision; Professional narratives; Sustainability; Transformation


Description

Este texto tem como objetivo discutir o lugar das narrativas profissionais, de natureza autobiográfica, produzidas por professores em contexto de formação pós-graduada em supervisão pedagógica. Começando pela discussão do conceito de qualidade em educação, e que radica numa concepção de educação para o desenvolvimento sustentável e para a transformação de pessoas e de contextos, a autora passa para uma análise do papel dos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade. Embora os contextos de educação e de formação tenham um papel determinante, os professores, principalmente através das expectativas que detêm face aos seus alunos, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. O conceito de supervisão que informa este texto também se coloca ao serviço da qualidade em educação enunciada, ao ser tomado enquanto teoria e prática de regulação crítica e colaborativa da pedagogia e do desenvolvimento profissional, numa visão da educação para a transformação e para a sustentabilidade. O texto finaliza com a ilustração do modo como as narrativas profissionais se constituem enquanto estratégias de autossupervisão do trabalho docente num contexto de formação pós-graduada. Desenvolvidas em contextos profissionais, e estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e experiencial, elas incidem na análise dos modos como o trabalho docente se coloca (ou não) ao serviço de uma pedagogia e de um desenvolvimento profissional docente assente em valores de sustentabilidade e de transformação, identificando os constrangimentos estruturais e apontando rumos de ação.

This text aims at discussing the place of teacher professional narratives, of an autobiographical nature, that are produced within an instructional supervision post-graduation context. The author starts by discussing the concept of quality in education. She places it within a concept of education for sustainable development and for the transformation of people and contexts. Then the author analyses the role teachers play in developing quality pedagogical practices. Even though education and training contexts play a determining role, teachers also have a key role in fighting discrimination and exclusion in schools, namely through their expectations regarding students’ achievement. The concept for supervision is also placed at the service of the same concept for quality in education. It is taken as theory and practice for the critical and collaborative regulation of pedagogy and professional development, within a vision for education as transformation and sustainability. The text concludes with an illustration of the way professional narratives are used as strategies for self-supervision of the teachers’ work within a post-graduate context. They are developed in the teachers’ professional contexts and serve to establish bridges between academic and experiential knowledge. They are focused on the ways teachers’ work is placed (or not) at the service of pedagogy and professional development founded on sustainability and transformation ideals. They also identify structural constraints, while signaling routes for action.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
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