Document details

Estrategias para escuchar activamente en clase de ELE con recurso a canciones

Author(s): Rodrigues, Carlos Júlio Lindade

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/56184

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Adquisición de ELE; Comprensión auditiva; Canciones; Manuales; Aquisição de espanhol língua estrangeira; Compreensão do oral; Canções; Manuais escolares; Spanish language acquisition; Listening comprehension; Songs; Textbooks; Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira

La música se ha convertido en un recurso importantísimo para la enseñanza de ELE. Sus efectos motivacionales son innegables, tanto para lecciones centradas en el desarrollo de la competencia comunicativa, como para la promoción del conocimiento intercultural. Hoy en día, parece que hay una canción para cada situación. El presente trabajo pretende realizar una aproximación a la adquisición y al desarrollo de la comprensión auditiva con recurso a canciones y a estrategias de escucha activa. Para encuadrar nuestro análisis, se compuso un marco teórico teniendo en cuenta a los autores de referencia en este ámbito, como Griffe (1992) o Rost y Wilson (2013). También se han tenido en cuenta otras aportaciones, principalmente en lo que concierne al abordaje que se hace de la canción en los manuales de ELE más utilizados en Portugal, las cuales nos han orientado sobre la tipología de actividades que podemos encontrar a la hora de usar una canción. Tras la elección y análisis pautado por objetivos muy concretos, los datos obtenidos nos han permitido verificar hasta qué punto la comprensión auditiva, con recurso a canciones, está presente en los manuales de nivel A1 e A2, verificar también la necesidad de aclarar qué es realmente un ejercicio de comprensión auditiva y presentar actividades alternativas para trabajar esta destreza lingüística.

A música tornou-se num recurso importantíssimo no ensino de espanhol como língua estrangeira. Os seus efeitos motivacionais são inegáveis, tanto na sala de aula, como no desenvolvimento de uma competência comunicativa e na promoção de uma compreensão intercultural. Aliás, hoje em dia, parece haver uma canção para cada situação. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma abordagem no âmbito da aquisição da língua e do desenvolvimento da compreensão do oral, com recurso a canções, e estratégias de escuta ativa. Para enquadrar a nossa análise, preparou-se um enquadramento teórico, tendo em conta os autores de referência nesta área, como é o caso de Griffe (1992) e Rost e Wilson (2013). Este trabalho também tem em conta outros contributos, nomeadamente as que dizem respeito às abordagens apresentadas nos manuais de espanhol mais utilizados em Portugal, contributos que nos indicaram os tipos de atividades existentes com recurso a canções. Após a seleção dos manuais e de uma análise pautada por objetivos muito específicos, os dados obtidos permitiram-nos verificar até que ponto a compreensão do oral, com recurso a canções, está presente nos manuais de nível A1 e A2, perceber também a necessidade de esclarecer o que é, efetivamente, um exercício de compreensão oral e apresentar atividades alternativas para trabalhar esta habilidade linguística.

Music has become an extremely important resource for Spanish language teaching. Its motivational effects are undeniable, both in lessons focused on the development of specific linguistic competencies as for the promotion of intercultural awareness. If fact, it is as if today there is a song for every situation. This dissertation aims to present an approach towards language acquisition and the development of listening comprehension through songs using active listening strategies. To outline our analysis, a theoretical framework was designed considering the leading authors in this area, such as Griffe (1992) and Rost and Wilson (2013). Other contributions were also considered, especially regarding how some of the most popular Spanish course books in Portugal use songs for listening comprehension. After a careful analysis of these course books led by very specific objectives, the data obtained has allowed us to verify the extent to which listening comprehension, based on songs, exists in A1 and A2 courses, and allowed us to understand the need to clarify what is a listening activity and present alternative language activities to develop this instrumental language skill.

Este trabajo fue financiado por el programa de becas del Máster Universitario en Español como Lengua Segunda y Lengua Extranjera (MELSLE) – Fundación Ramón Areces (2016)

Document Type Master thesis
Language Spanish
Advisor(s) Dono López, Pedro
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo