Author(s): Serra, João Pedro Ferreira ; Ribeiro, Paulo Jorge Gomes
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/60997
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Guimarães; Modelação de tráfego
Author(s): Serra, João Pedro Ferreira ; Ribeiro, Paulo Jorge Gomes
Date: 2018
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/60997
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Guimarães; Modelação de tráfego
A realização do exercício de análise a interseções cada vez mais possui uma maior importância no planeamento da mobilidade rodoviária Neste artigo será realizada uma análise ao nível microscópico, de uma intersecção desnivelada com forma de um trevo e de uma rotunda alongada adjacente com recurso ao software de modelação de tráfego, o que torna possível efetuar análises mais precisas, eficientes e com menos constrangimentos para o tráfego rodoviário, uma vez que, não é necessário realizar experiências in loco. Serão objeto de estudo as variáveis e parâmetros que constituem o programa de simulação de tráfego e que possuem uma influência direta no comportamento dos veículos. Serão apresentados os resultados da avaliação de um cenário de uma hipotética alteração dos padrões da procura que derivam da criação de uma ligação direta entre uma saída da autoestrada e o nó em estudo, aumentado assim o valor dos débitos na hora de ponta.