Document details

Matemática nos primeiros anos

Author(s): Balinha, Ana Filipa ; Nunes, Ana Isabel ; Soutinho, Florbela ; Fernandes, Joana ; Ribeiro, Joana ; Mamede, Ema

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/72077

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Matemática; Pré-escolar; Número; Sentido espacial; Organização e representação de dados; Number; Spatial sense; Data organization and representation; kindergarten; Educação de qualidade; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Analisam-se aqui formas de explorar a Matemática no Jardim de Infância à luz das orientações curriculares para a Educação Pré-escolar em vigor, em Portugal. Este documento distingue quatro componentes a considerar na abordagem à matemática: Números e Operações; Organização e Tratamento de Dados; Geometria e Medida; Interesse e Curiosidade pela Matemática. Neste simpósio discutem-se abordagens à Matemática no âmbito das três primeiras componentes, alicerçadas na prática pedagógica com crianças dos 3 aos 5 anos, a frequentar a educação Pré-escolar. Como questões orientadoras desta análise nas diferentes componentes, consideraram-se: 1) Quais os conhecimentos prévios das crianças? 2) Que desempenhos apresentam as crianças nas tarefas propostas? 3) Que dificuldades manifestam as crianças em tais situações? Discutem-se ainda as implicações educacionais dos resultados encontrados.

Here one analyzes ways of exploring Mathematics in Kindergarten in light of the pre-school curriculum guidelines, in Portugal. That document distinguishes four components for the early years mathematics: Numbers and Operations; Organization and Representation of Data; Geometry and Measure; Interest and Curiosity in Mathematics. This symposium discusses approaches to mathematics within the framework of the first three components, based on pedagogical practice with children from 3 to 5 years old, attending pre-school education. As guiding questions of this analysis in the different components, are considered: 1) What previous knowledge do children have? 2) How do children perform when solving the proposed tasks? 3) What difficulties do children have in such situations? The educational implications of these results are also discussed.

Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents