Author(s): Rodrigues, Manuel Fernando da Silva
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7656
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): 681.3:371; 371:681.3; 37.018.43
Author(s): Rodrigues, Manuel Fernando da Silva
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7656
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): 681.3:371; 371:681.3; 37.018.43
Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação
Este trabalho reflecte um levantamento sobre a área dos Sistemas Tutores Inteligentes, focando a sua evolução e características típicas. As arquitecturas propostas por vários investigadores são referenciadas, e a arquitectura clássica é detalhada em cada um dos seus módulos constituintes. É feita uma breve análise ao desenvolvimento de Sistemas Tutores Inteligentes, analisando as debilidades e pontos fortes de cada sistema. Tendo por base o estudo efectuado, é proposta uma Framework de Desenvolvimento de Sistemas Tutores Inteligentes que procura precisamente colmatar essas debilidades, mantendo as boas práticas de desenvolvimento, incorporando as características desejáveis que foram identificadas, no sentido de “apontar o caminho” para o que se designou como uma nova geração de Sistemas Tutores Inteligentes.
In this work a survey in the field of Intelligent Tutoring Systems is done, focusing their evolution and main typical characteristics. Some of the Intelligent Tutoring Systems architectures proposed by researchers in the field are briefly enumerated and explained, and the classical architecture is detailed in each of its component modules. The development of Intelligent Tutoring Systems, together with some of the systems developed so far, is used to identify the weakness and strong issues of each system. A development Framework for Intelligent Tutoring Systems is proposed, which tries to address those weaknesses and incorporate the desirable characteristics that wore identified, in order to “show the way” to what was named “The New Generation of Intelligent Tutoring Systems”.