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Potencialidades do trabalho de grupo cooperativo na prática laboratorial no 1º e 2º ciclos

Author(s): Nogueira, Ana Rita Carvalho

Date: 2021

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/78084

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Autonomia; Conhecimento processual; Conhecimento substantivo; Grupo cooperativo; Prática laboratorial; Autonomy; Cooperative group; Laboratory practice; Procedural knowledge; Substantive knowledge; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade dar resposta ao problema de intervenção e investigação: “Quais são as potencialidades do trabalho de grupo cooperativo em prática laboratorial de alunos do 1º e 2º ciclos?”. Assim, os participantes nesta intervenção foram uma turma com alunos do 4º ano do 1º ciclo e outra com alunos do 6º ano do 2º ciclo. A partir da questão de intervenção e investigação, surgiram os seguintes objetivos de investigação: caraterizar a evolução do conhecimento substantivo de alunos do 1º e 2º ciclos ao longo da implementação das práticas laboratoriais; caraterizar a evolução do conhecimento processual desses alunos ao longo da implementação das práticas laboratoriais; analisar a evolução da autonomia dos alunos durante o desenvolvimento do projeto; analisar a evolução das competências dos alunos para trabalhar cooperativamente em grupo. Os métodos utilizados para a recolha de dados ao longo do projeto de intervenção foram diários de aula reflexivos, análise de trabalhos realizados pelos alunos, análise de questionários de auto e coavaliação das competências do trabalho cooperativo e de tabelas de observação e avaliação do trabalho cooperativo, e uma entrevista de grupo focal de recordação estimulada, através de fotografias. A análise dos resultados do projeto permitiu verificar uma evolução a nível do conhecimento substantivo, pois os alunos adquiriram os conceitos pretendidos com as atividades, a nível do conhecimento processual, principalmente na capacidade de planificar, usar os materiais, observar, registar, interpretar e tirar conclusões, a nível do ganho de autonomia e das capacidades para trabalhar em grupo cooperativo, especialmente da capacidade de dar ideias para a resolução de problemas, de partilhar as suas ideias e de ouvir e de respeitar as opiniões dos colegas. Para além disso, pode também concluir-se que as atividades laboratoriais, quando realizadas em grupo, promovem um ambiente comunicativo, em que os alunos aprendem uns com os outros, estimulando-os a partilhar e a respeitar as diferentes opiniões.

This report was conducted within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences Teaching in the 2nd Cycle of Basic Education, with the purpose of answering the intervention and research problem: "What are the potentialities of cooperative group work in laboratory practice in the 1st and 2nd cycles?” Thus, the participants in this intervention were a class with 4th grade students of the 1st cycle and another with 6th grade students of the 2nd cycle. Based on the intervention and research question, the following research objectives emerged: characterize the evolution of 1st and 2nd cycle students' substantive knowledge during the implementation of laboratory practices; characterize the evolution of these students' procedural knowledge during the implementation of laboratory practices; analyze the evolution of students' autonomy during the development of the project; analyze the evolution of students' skills to work cooperatively in groups. The methods used for data collection, throughout the intervention project, were reflective class diaries, analysis of students' work, analysis of self- and co-evaluation questionnaires of cooperative work skills and of observation and evaluation tables of cooperative work, and a stimulated recall focus group interview through photographs. The analysis of the project results allowed us to verify an evolution in terms of substantive knowledge, as the students acquired the concepts intended by the activities, in terms of procedural knowledge, mainly in the ability to plan, use the materials, observe, record, interpret and draw conclusions, in terms of gaining autonomy and skills to work in cooperative groups, especially the ability to give ideas to solve problems, to share their ideas, and to listen and respect their colleagues' opinions. Furthermore, it can also be concluded that the laboratory activities, when carried out in groups, promote a communicative environment in which students learn from each other, stimulating them to share and respect different opinions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vilaça, Teresa
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
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