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Educação em meio rural: contributos para contextualizar o currículo na Guiné-Bissau

Author(s): Silva, Ana Manuela Poças Fernandes da

Date: 2023

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/86492

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F128851%2F2017/PT;

Subject(s): Contextualização; Currículo; Guiné-Bissau; Meio Rural; Contextualization; Curriculum; Guinea-Bissau; Rural Areas; Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular)

A contextualização é um processo em que se procura compreender a realidade mais próxima dos estudantes para adequar o currículo às suas necessidades, características e ritmos de aprendizagem. No caso da Guiné-Bissau, um pequeno estado caracterizado por uma grande instabilidade política, que tem afetado a prossecução das políticas educativas, não existe parque escolar suficiente para promover o acesso de todas as crianças à escola, o que tem estimulado a proliferação de escolas de iniciativa comunitária, especialmente, nas zonas rurais, e se configura como uma situação propícia para o estudo da contextualização do currículo nessas zonas. Nesse sentido, a partir de um estudo de caso que envolveu duas escolas no meio rural e em que recolhemos dados através de observação de aulas, entrevistas semiestruturadas e notas de campo, procurámos compreender as expectativas das comunidades em relação à escola, identificar práticas de contextualização do currículo, nas aulas de Língua Portuguesa e de Ciências de três professores do 4.º ano de escolaridade, e analisar os documentos oficiais e as intervenções das organizações (nacionais e internacionais) com o foco no meio rural, para, assim, discutir uma formação mais contextualizada a estas zonas. O estudo realizado permitiu-nos constatar que a participação da comunidade não é uma constante, embora exista uma valorização da educação a nível de conhecimentos, de aprendizagens académicas e dos benefícios que pode carrear em termos pessoais e familiares. Constatámos, ainda, que o programa de Ciências parece estar mais contextualizado à realidade guineense do que o programa de Língua Portuguesa, embora não tivéssemos observado diferenças significativas na atuação dos professores nas duas disciplinas. O pouco domínio da língua de instrução e a falta de formação dos docentes são duas das múltiplas razões para que isso aconteça. O Crioulo Guineense está presente em todas as aulas, sendo consensual a necessidade de os docentes serem proficientes nos dois idiomas. Apesar de os documentos oficiais fazerem referência às disparidades regionais e de as organizações nacionais e internacionais implementarem projetos de formação nas áreas mais isoladas, os resultados das aprendizagens são piores nessas zonas. Daí o concluirmos que uma formação mais contextualizada para o meio rural permitiria adequar o perfil e o desempenho dos docentes às especificidades destas zonas. Por isso, estamos convictos de que com este estudo contribuímos para uma reflexão mais detalhada sobre os desafios que os docentes, os estudantes e as comunidades do meio rural enfrentam assim como para o aprofundamento dos estudos curriculares na Guiné-Bissau, dando-lhes “voz”.

Contextualization is a process which aims to understand the lived experiences of students in order to adapt the curriculum to their needs, characteristics and learning pace. In the case of Guinea-Bissau, a small country characterized by great political instability that has affected the continuity of educational policies, the number of schools available is insufficient to provide all children with equitable access to education. This has stimulated the proliferation of schools created by community initiative, especially in rural areas, which turns out to be a favorable situation for studying the contextualization of the curriculum in these areas. With this in mind, we carried out a case study that involved two schools in rural areas, focusing on the Portuguese Language and Science classes of three teachers of the 4th year of schooling. We collected data through classroom observation, semi-structured interviews and field notes, so as to understand the expectations of those communities in relation to their schools. We also analyzed the official documents and the interventions of organizations (national and international) with a focus on the rural environment, in order to discuss a more contextualized training for these areas. The study revealed that community participation is not a constant, although there is some appreciation of education in terms of knowledge, academic learning and the benefits that it can bring both in personal and family terms. We also found that the Science curriculum seems to be more contextualized to the Guinean reality than the Portuguese Language curriculum, although we did not notice any significant differences in the performance of the observed teachers in the two subjects. Poor command of the language of instruction and lack of teacher training are two of the multiple reasons for this to happen. Guinean Creole is present in all classes and there is consensus on the need for teachers to be proficient in both languages. Despite official documents referring to regional disparities and national and international organizations implementing training projects in more isolated areas, learning outcomes are persistently low in those places. Hence, we conclude that a more contextualized teacher education for the rural environment would make it possible to adapt the profile and performance of teachers to the specificities of such areas. Therefore, we are fully aware that this study will contribute, not only to a more in depth reflection on the challenges that teachers, students and rural communities face, and by amplifying their voice, will also contribute to a more comprehensive understanding of the area of curriculum studies in Guinea-Bissau.

A presente tese contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, I. P., através da Bolsa Individual de Doutoramento com a referência – SFRH/BD/128851/2017.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morgado, José Carlos; Santos, Júlio Gonçalves Pedrosa
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
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