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Os limites do crescimento pela inovação: o caso da empresa gama cosméticos

Author(s): Bontempo, Paulo Cesar ; Coimbra, Fábio Claro ; Polo, Edison Fernandes

Date: 2009

Origin: Oasisbr

Subject(s): Estratégia de crescimento; inovação; teoria de recursos e capacidades.


Description

O objetivo deste trabalho é analisar, sob a ótica da teoria de recursos e capacidades, a utilização de inovações estratégicas para viabilização do crescimento de uma empresa. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada pesquisa qualitativa com o emprego de estudo de caso junto a uma empresa de porte médio do setor brasileiro de cosméticos. Com base na coleta e análise de dados primários e secundários, foram identificados dois momentos distintos da empresa em sua busca pelo crescimento. No ano 2000, os recursos financeiros gerados através da venda de ativos possibilitaram à empresa implementar estratégias de penetração de mercado por meio da reinvenção de processos essenciais (HAMEL, 2000) e de modificações na interface com os clientes (HAMEL, 2000). Contudo, nos anos de 2002 e 2003, a empresa não foi capaz de implementar as inovações propostas com relação à redefinição do escopo produto/mercado (MARKIDES, 1997).

The aim of this article is to analyze under the resource based view lens, the utilization of strategic innovations as a mean to obtain growth. We did a qualitative research and applied the case study methodology at a median company of the cosmetics bazillian sector. The data were collected in two different moments: in 2002 and in 2007. Based on data collection and analysis we identified two moments of the company in it’s pursue of growth. In the year 2000 we used semi-structured interviews with the directors of the company and in 2007 only the president was interviewed. After the analysis of the data collected we concluded that the changes could be classified as innovations. In the year 2000, the financial resources generated from the selling of assets made possible for the company to implement strategies of market penetration by reinvention of essential processes (HAMEL, 2000). On the other hand, during 2002 and 2003 the company was not capable of implement the proposed innovations related to the new definition of the desired product and market scope (MARKIDES, 1997).

Document Type Journal article
Language Portuguese
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