Document details

Audiação e imitação como estratégias de aprendizagem de um instrumento

Author(s): Ramos, Teresa Daniela Martinho

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10157

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação musical; Técnicas instrumentais; Percepção musical; Processo de aprendizagem; Memorização; Competências de estudo; Oboé


Description

Este projeto teve como objetivo principal observar a influência da audiação e da imitação como estratégias de memorização no desenvolvimento da motivação nos alunos para o estudo do instrumento musical, analisando também o seu impacto na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que investigaram esta temática procurando, assim, fundamentar a importância da presente pesquisa. Aplicou-se o estudo a um conjunto de alunos de instrumento – oboé – do ensino vocacional da música, distribuídos por um grupo de controlo e por um grupo experimental. A investigação levada a cabo compara a influência e relevância da memorização e dos processos de audiação e imitação, como estratégia para a aprendizagem de um instrumento musical, versus a aprendizagem através de leitura de partitura para a aquisição das mesmas competências.

This project aimed to observe the influence of audiation and imitation, as memory strategies in the development of students’ motivation to study the musical instrument also, analyzing their impact on the acquisition of cognitive, performative and musical skills. In the literature review a study is performed, about the authors who have investigated this subject, looking to substantiate the importance of this research. The study was applied to a group of students of instrument - oboe – of the vocational teaching of music, spread over a control group and an experimental group. The research undertaken compares the influence and importance of memorizing and the processes of audiation and imitation, as a strategy for learning a musical instrument, versus learning through score reading for the acquisition of these same skills.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents