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A autonomia curricular no 1º CEB: a prática na organização escolar

Autor(es): Grangeia, Catarina Marçal cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10332

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Administração do ensino; Autonomia escolar; Desenvolvimento dos currículos; Ensino básico 1º ciclo


Descrição
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a autonomia e a organização escolar, tentando desmistificar o conceito de autonomia na gestão curricular. O estudo foca a particularidade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ª CEB) através de um estudo de caso num agrupamento de escolas. Num primeiro momento, apresenta-se o enquadramento teórico, constituído pela abordagem dos conceitos de escola como organização, do currículo, da autonomia na escola, estabelecendo níveis de autonomia para análise. Num segundo momento, faz-se a descrição do estudo de caso, apresenta-se a análise documental dos documentos do agrupamento, assim como se exploram as entrevistas realizadas a informantes privilegiados, caracterizando o agrupamento em estudo. Na análise dos resultados, verifica-se que a autonomia ou ausência de autonomia dos docentes na gestão curricular do 1ºCEB foca várias dimensões (objetivos, planificação, conteúdos, manuais, atividades/recursos e avaliação), enquadradas perante as diretrizes do Ministério da Educação e do agrupamento de escolas. Além disso, salienta-se a responsabilidade, empenho e dedicação dos docentes na sua prática diária, visando o sucesso dos alunos.This paper presents a revision on existing literature on autonomy and school organization, trying to demystify autonomy in curriculum management concept. This study focuses the particular of a primary school in a case study in a particularly grouping. At first there is the theoretical framework, formed by the approach of the concept of school as na organization, curriculum, school autonomy, establishing levels of autonomy for analysis. Secondly, there is a description of the study which presents the documentary analysis of the grouping documents, as well as the exploration of the interviews with keys informants, featuring the group under study. In the analysis of results, it appears that the autonomy of the teachers or lack of it in a primary school curriculum management focuses various dimensions (goals, planning, content, manuals, activities/resources and evaluation), framed against the guidelines of the Ministry of Education and groups of schools. Additionally it should be noted the responsability, commitment and dedication of teachers in their daily practice, aimed at the student sucess.Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ventura, Alexandre
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