Document details

Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática

Author(s): Pereira, Luís Miguel Oliveira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/12354

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Didáctica; Ensino da informática; Tecnologia da informação; Estratégias de aprendizagem; Ensino assistido por computador


Description

No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.

No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo