Author(s):
Sá, Cristina Maria Mendes dos Santos da Fonseca
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1298
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação em ciências; Ensino das ciências da terra; Educação ambiental; Ensino básico 1º ciclo; Energia solar
Description
A existência de um número significativo de turmas com mais do que um ano de esc., as dificuldades sentidas pelos professores e a importância da educação em ciências desde cedo, são um ponto de partida para este estudo. Outro é o apelo a situação das condições de vida na Terra, a sua relação com a intervenção humana e a energia. Desenvolveu-se uma investigação-acção, numa turma do I°CEB implementando-se actividades de trabalhos práticos com orientação CTS sobre energia e sustentabilidade. O trabalho dos ajunos centrou-se na realização de uma investigação utilizando o Sol como fonte de energia renovável, e numa pesquisa sobre como poupar energia. A abordagem escolhida, os materiais desenvolvidos e adaptados mostraramse adequados face a motivação, interesse e entusiasmo que despertaram nos alunos. De acordo com as respostas obtidas e da anál~se dos dados recolhidos, podese concluir que estas actividades promovem a construção de conhecimentos relativos ao tema energia, o interesse petas ciências, a interdisciplinaridade, fomentam atitudes e valores de respeito pelo ambiente e alertam para as questões de sustentabilidade. Sugere-se o desenvolvimento de outras actividades e materiais sobre energia, dada a sua importância, assim como se apela a necessidade de formação de professores nesta área. Estas actividades permitiram aos alunos, a escola e a comunidade participar na DEDS.
The existence of a significant number of groups with more than one year of schooling, the difficulties felt for the teachers, and the importance of an education centered in sciences since early, are a starting point for this study. Another one appeals to the situation of the conditions of life on Earth, its relation with the human being intervention and the energy. An action research project was developed, in a Primary School class, in which STS practical activities on energy and sustainability ideas were implemented. Students work was focused on an investigation aiming to use the Sun as a renewable energy source, and a research on how to save energy. The approach chosen, as well as the developed and adjusted materials revealed to be appropriate to the motivation, interest and enthusiasm they stimulated in the pupils. In accordance with the answers obtained through the analysis of the collected data, it can be concluded that these activities promote the interest for sciences, they allow the interdisciplinarity, foment attitudes and values of respect for the environment and they alert for the sustainability questions. The development of other activities and other materials on energy are suggested, given its importance, as well as the formation of teachers in this area. These activities enabled the students, the school and the community to participate on the application of the DESD.