Document details

Trabalhar e brincar - crianças à descoberta dos seus muitos ofícios

Author(s): Marinheiro, Marisa Clara Marques

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/13574

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ciências da educação; Desenvolvimento das crianças; Educação comunitária; Ocupação dos tempos livres - Crianças; Actividades recreativas; Comportamento lúdico infantil


Description

O projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título“ Trabalhar e brincar: crianças à descoberta dos seus muitos ofícios”, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área deespecialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O nosso principal objetivo foi dar voz às crianças de uma freguesia situada numa zona rural e piscatória, do concelho de Ovar, com quem procurámos compreender o modo como estas vivem o seu tempo, distribuído entre o trabalho, o descanso e a brincadeira. Para tal, convidámos crianças que frequentavam uma Escola E.B. 1. Este foi o contexto onde realizamos 22 encontros, com um grupo de 19 crianças, com 8 anos de idade, quese organizaram em dois grupos: o primeiro, centrado na geração de informação e o segundo na difusão da mesma na comunidade escolar. Optámos pela metodologia investigação-ação participativa com recurso a várias formas de escuta e de reconstrução de informação: o desenho, as fotografias, a construção de mapas, orçamentos de tempo ediscussão focalizada nos tópicos emergentes. Este processo permitiu às crianças reconhecer e dar a conhecer o modo como a sua experiência é estruturada pelas tarefas e horários que têm de cumprir, num período que pode ultrapassar as 8 horas diárias. Período que é ocupado com tarefas de natureza pedagógica, estritamente orientados por adultos, que se estendem aos contextos de “tempo livre” (AEC´s, ATL), ao espaço doméstico e chegar aos fins de semana restringindo o tempo de convivência familiar, descanso e brincadeira.

The research project presented here, under the "Work and play: children to discover their many trades", was developed as part of the Master of Science in Education in the area of specialization in Social Education and Community Intervention, University Aveiro. Our main objective was to give voice to the children of a village situated in a rural area and fishing in the municipality of Ovar, who sought to understand how they live their time, distributed between work, rest and fun. To this end, we invited children attending a school EB 1 This was the context in which we conducted 22 meetings with a group of 19 children, 8 years old, who were organized into two groups. The first centered on the generation of information and the second diffusion of the same in the school community. We chose the participatory action research methodology using various forms of listening and reconstruction of information: the design, the photos, the construction of maps, time budgets and focused on emerging topics discussion. This process allowed the children to recognize and publicize how your experience is structured by tasks and schedules that must be complied with within a period that may exceed 8 hours per day. Period is busy with tasks of pedagogical strictly guided by adults, extending the contexts of "free time" (AEC's ATL), the domestic space and arrive at weekends restricting the time of family life, rest and frolic.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents