Author(s):
Ferreira, Sara Cristina de Sousa
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/13864
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Comunicação multimédia; Aplicações móveis - Parques de estacionamento; Desenvolvimento de software; Mobilidade - Cidades; Desenvolvimento de software
Description
Estacionar na cidade de Aveiro, tal como noutras cidades do país, é uma tarefa difícil, obrigando os condutores a despender tempo e combustível à procura de um lugar para estacionar. Uma possível solução para este problema, considerando a ubiquidade das redes wireless e a portabilidade dos smartphones, passa pela criação de uma aplicação móvel que informe os condutores sobre os locais onde podem estacionar gratuitamente, assim como sobre os parques pagos existentes na cidade. Tal como acontece no desenvolvimento de outras aplicações, esta foi desenvolvida sob duas condicionantes relevantes, nomeadamente ao nível do período de desenvolvimento e da dimensão da equipa envolvida. Foram identificadas e estudadas algumas componentes que fazem parte do processo de desenvolvimento de uma aplicação móvel, de forma a compreender quais as decisões mais acertadas tendo em conta as condicionantes referidas, nomeadamente em relação à metodologia de desenvolvimento de software, dos componentes do design móvel e dos aspetos tecnológicos dos frameworks de desenvolvimento. Tendo em conta estas decisões, foi desenvolvido um protótipo funcional. Como resultado do processo de investigação, apresentam-se algumas linhas orientadoras de desenvolvimento de aplicações móveis potencialmente úteis em cenários próximos daquele em que decorreu esta investigação.
Parking in Aveiro, as in other cities of the country, is a difficult task that sometimes forces drivers to wonder around town looking for a spot, ending up wasting time and fuel. A possible solution for this problem, attending to the wireless’ ubiquity and smartphones portability, is to create a mobile application that informs drivers about possible places to park free of charge, as well as private parks in the city. Similar to what happens in the development of other mobile applications, this one was developed under two relevant conditions, namely the time of development and the size of the development team. In the present report there have been identified and studied some components that take place in the process of developing mobile applications, in order to understand which decisions were best taking into account the referred circumstances – in particular the methodology of the software development, components of mobile design, and the technological aspects of the frameworks that help the development. Considering these decisions, a functional prototype has been developed. As a result of the process of investigation, this paper includes some general guidelines for development of mobile applications that could potentially be useful in similar scenarios.