Document details

Supervisão, reflexão e investigação-acção: apontamentos e ensaios de desenvolvimento profissional

Author(s): Nunes, Alexandra Maria Paiva Castro

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1466

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Formação de professores; Professores do secundário; Desenvolvimento profissional; Investigação educativa


Description

O presente trabalho propõe-se divulgar os percursos e os resultados de um programa de desenvolvimento profissional do professor que decorreu ao longo de um ano lectivo numa escola secundária do distrito de Aveiro. O programa em causa baseou-se na premissa que a aprendizagem, a (re)construção do conhecimento profissional dos professores e a mudança de práticas são influenciadas por factores pessoais e contextuais, pelo que a sua concepção e implementação apresentam uma natureza colaborativa e o seu formato recupera procedimentos associados à supervisão clínica, em diálogo aberto e permanente com a reflexão e com a investigação-acção. Assim, ao longo deste texto analisamos não só alguns dos contributos teóricos mais significativos para esta dinâmica do desenvolvimento profissional do professor, como também alguns dos episódios e das histórias reais que marcaram este estudo exploratório, de modo a contribuir também para um alargamento do conhecimento actual neste domínio particular. Os resultados deste estudo revelam que a colaboração e a reflexão são catalizadores da experimentação de novas estratégias e do desejo de melhoria e que a investigação-acção é encarada também como uma estratégia conducente à reflexão e à alteração de práticas de ensino. Para além disso, também se concluiu que o programa implementado exerceu um impacto positivo nas concepções, conhecimento profissional e práticas de ensino das docentes que nele participaram, bem como nos alunos, em especial no que diz respeito ao seu domínio linguístico e às representações que possuíam sobre o perfil do bom aluno à disciplina de Inglês. Finalmente, e considerando a natureza exploratória do estudo, não poderíamos deixar também de apresentar sugestões para futuras investigações num âmbito mais alargado da temática analisada.

In this study we aim at sharing the processes and results of a staff development program that was carried out over the period of one year in a secondary school of the district of Aveiro. The program was grounded in the premise that learning, the (re)construction of teachers' professional knowledge and the change of practices are deeply influenced by personal as well as by contextual factors. Therefore, its conception and development stem from a collaborative endeavor and its general outline is based on procedures intimately associated with clinical supervision, in an open and on-going communication with reflection and action-research. Hence, we analyze not only some of the most relevant educational contributions to the professional development forum that informed our research, but also some of the stages and stories that this exploratory study disclosed, thus contributing towards a deeper understanding of current knowledge in this particular domain. The main results of the study show that collaboration and reflection are catalysts of the experimentation of new strategies, of the desire for self- -improvement and action-research is viewed as a means to reflection and practice change. Furthermore, the program implemented had a positive impact on the conceptions, professional knowledge and teaching practices of the participants in the study. Impact on the students was also positively felt, especially at the level of writing skills and their representations of what a good English language student should be. Suggestions for future research in the area are also put forward.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents