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Relação supervisiva e desenvolvimento da identidade profissional: acompanhamento das práticas clínicas dos estudantes de enfermagem

Author(s): Reis, Laura Maria Almeida

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/15998

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Supervisão clínica; Enfermagem - Supervisão; Ensino da enfermagem; Desenvolvimento das competências; Desenvolvimento profissional; Desenvolvimento individual


Description

Este estudo centrou-se num Curso de Licenciatura em Enfermagem e teve como objetivo compreender a influência da relação supervisiva no desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes. Os eixos estruturantes que suportam esta investigação e que concorrem para a definição do seu objeto de estudo articulam-se em torno da relação supervisiva, do desenvolvimento de competências profissionais e do desenvolvimento da identidade pessoal e profissional em contexto clínico. A formação desenvolvida através da prática clínica destina-se a preparar indivíduos de acordo com a atual realidade socioprofissional, onde os sujeitos, independentemente da singularidade de cada um, desenvolvem saberes adquiridos em sala de aula. Quando comparada com o espaço escolar, a aprendizagem em contexto clínico é condicionada por fatores que se caraterizam por maior imprevisibilidade e obriga frequentemente o estudante a confrontar-se com situações únicas e impares. A identidade dos estudantes torna-se assim construída e vivida a partir de um conjunto de dimensões que ocorrem no decurso das vivências clínicas. Metodologicamente optou-se por um estudo etnográfico no âmbito do paradigma qualitativo, numa abordagem longitudinal segundo a lógica do estudo de caso. A natureza dos dados a recolher englobou ainda o recurso a procedimentos de natureza quantitativa. Como técnica de recolha de dados recorremos à observação participante, entrevistas semiestruturadas e questionários. O estudo desenvolveu-se numa Escola Superior de Enfermagem da Zona Norte do país e fizeram parte da população 69 estudantes de uma turma de segundo ano, quatro tutores e um professor. O plano de estudo da referida escola está organizado de forma a que a aprendizagem dos estudantes seja progressivamente integradora de saberes interligando a componente teórica com a componente prática. Assim, os ensinos clínicos estão distribuídos entre o 2º e o 4º ano. Da análise e discussão dos dados e subsequentes conclusões ressalta que, quer a relação supervisiva, quer os contextos clínicos, foram influenciadores do desenvolvimento de competências profissionais, bem como da identidade pessoal e profissional dos estudantes. Verificamos que os dois contextos clínicos estudados – medicina e cirurgia – favoreceram o desenvolvimento de competências distintas, no entanto complementares. Tornou-se visível que, os supervisores do contexto de medicina, possuidores de uma visão holística da profissão de enfermagem, promoveram nos estudantes uma visão integradora do doente, resultante de uma contínua atitude reflexiva sobre a Pessoa Humana. Por sua vez, no contexto de cirurgia, caraterizada por intervenções mais invasivas e mais centradas no tratar, as competências mais valorizadas pelos tutores, embora que de uma forma não verbalmente assumida, foram do domínio técnicocientífico, com especial relevo pelas competências instrumentais.

The present study focuses on a Graduation Course in Nursing, with the aim of understanding the influence of a supervisory relationship in the development of the students’ professional identity. The structuring axes that support this investigation and contribute to the definition of its object of study are designed around the supervisory relationship, the development of professional skills and the development of the personal and professional identity in a clinical environment. The training developed through clinical practice is intended to prepare individuals according to the current socio-professional reality where the subjects, regardless of their individuality, develop knowledge acquired in the classroom. When compared with the school environment, learning in the clinical setting is conditioned by factors that are characterized by incresed unpredictability and often requires the student to be faced with unique and uneven situations. Therefore, the students’ identity becomes constructed and experienced from a set of dimensions which occur during the clinical experiences. Methodologically, an ethnographic study within the qualitative paradigm was implemented, in a longitudinal approach according to the premise of the case study. Data collected also included the use of quantitative procedures. The study was performed at a School of Nursing in the North of the country, comprising 69 students in the second year of studies, 4 tutors and a professor. As data collection techniques we performed participant observation, semistructured interviews and questionnaires were used to collect data. The course study plan is organized so that student learning is gradually integrator of knowledge, connecting the theoretical with the practical components. Therefore, clinical learning is distributed between the 2nd and the 4th year. Evidences emphasize that both the supervisory relationship and the clinical contexts were crucial in the development of the professional competencies and the personal and professional identity of the students. We conclude that the two clinical setting studied – medicine and surgery – facilitated the development of different, although complementary competence. Evidences also show that the supervisors of medical ward contexts, with a holistic perspective of the nursing profession, promoted in students an integrated view of the patient, resulting from a continuous reflective activity on the human person. Otherwise, in the surgical wards, due to a more invasive interventions focused on curing, the most valued competences by tutors, although of a non-verbally assumed form, were the technical-scientific domain, with a special emphasis on the instrumental competence.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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