Document details

Educação para o empreendedorismo : o trabalho colaborativo no 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Bastos, Ana Rita Tavares de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/16349

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Empreendedorismo; Educação para o trabalho; Práticas educativas; Empreendedorismo; Educação para o Empreendedorismo; Aprendizagem Colaborativa; Empreendedorismo; Empreendedorismo; Educação para o Empreendedorismo; Educação para o Empreendedorismo; Aprendizagem Colaborativa; Aprendizagem Colaborativa


Description

Este estudo, desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada A2 e na área curricular de Desenvolvimento Pessoal e Social, foi planeado e implementado de forma a compreender se as atividades que privilegiam como estratégia o trabalho colaborativo contribuem para o desenvolvimento de uma atitude empreendedora em alunos do 1º ano do 1º CEB. O estudo insere-se numa metodologia qualitativa-interpretativa. Foram estabelecidas três fases. Na primeira procurou-se identificar se os alunos apresentavam indicadores de uma atitude empreendedora. Na segunda foram desenvolvidas atividades, nas quais se privilegiou uma dinâmica de trabalho colaborativo. Na terceira fase, identificaram-se novamente os comportamentos indicadores de uma atitude empreendedora. Os resultados evidenciaram que houve melhorias no que diz respeito aos comportamentos indicadores de uma atitude empreendedora, Essas melhorias verificaram-se ao nível da responsabilidade, originalidade, sociabilidade e comunicação.

This study, developed under the Teaching Practice Supervised A2 and curricular area of Personal and Social Development, was planned and implemented in order to understand whether the activities that favor a strategy collaborative work contribute to the development of an entrepreneurial attitude in students 1st year of the 1st CEB. The study is part of a qualitative-interpretive methodology. Three steps were established. At first we tried to identify whether students had indicators of an entrepreneurial attitude. In the second activity they were developed, which focused on a dynamic collaborative work. In the third phase, they identified themselves again behaviors indicators of an entrepreneurial attitude. The results showed that there were improvements with regard to behavior indicators of an entrepreneurial attitude, These improvements have occurred at the level of responsibility, originality, sociability and communication.

Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Migueis, Marlene da Rocha
Contributor(s) Bastos, Ana Rita Tavares de
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents