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Supervisão em ensinos clínicos de enfermagem: perspectiva do docente

Author(s): Fonseca, Maria José Lopes

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/16713

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Supervisão; Ensino de enfermagem - Supervisão; Enfermagem - Formação inicial


Description

O Ensino Clínico na Formação Inicial em Enfermagem constitui um privilegiado momento formativo de aquisição e transformação de saberes, permitindo aos formandos actuar no mundo real de trabalho. A Supervisão da prática clínica dos formandos, entendida como um processo de orientação, apoio e ajuda na aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional, assume uma crucial importância nesse momento formativo em Enfermagem. Analisar a Supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem, na perspectiva do Docente, contribuindo para a melhoria da sua prática, constituem o objecto e principal finalidade deste estudo descritivo de índole exploratório. A nossa amostra foi constituída por docentes de três Escolas Superiores de Enfermagem, da região Norte (uma) e da região Centro (duas), num total de 25. Para a recolha de dados recorremos a um instrumento elaborado por nós, baseando-nos na técnica dos incidentes críticos e denominado narrativa de um episódio significativo. Dos resultados obtidos constatamos que os docentes participantes do estudo consideram a Supervisão como um processo que tem por finalidade o desenvolvimento do formando, da aprendizagem e do futuro profissional. Utilizam estratégias promotoras da reflexão e estabelecem uma relação de entreajuda e abertura entre todos os intervenientes, ve rificando-se, no entanto, alguma dificuldade na relação empática entre docentes e alunos e, também, entre os supervisores. Os constrangimentos verificados na área da relação parecem estar, na sua maioria, associados ao processo de avaliação, particularmente ao processo de avaliação sumativa, tendo sido este o gerador do maior número de episódios relatados. Os resultados encontrados parecem-nos, ainda, demonstrar que: na opinião dos docentes o tempo de permanência junto dos alunos durante o Ensino Clínico, deve ser aumentado; o número de locais de Ensino Clínico, em simultâneo para cada docente, deve ser diminuído, tal como o número de alunos por local. Um estudo que aprofunde a compreensão dos constrangimentos provocados pela avaliação dos formandos, constitui um exemplo de investigação a realizar no futuro emergente desta Dissertação.

Clinical teaching in Nursing Initial Formation constitutes a major formative moment of knowledge acquisition and modification, enabling the preservice nurse to act in the real professional field. The Supervision of students in the context of the clinical practice, when seen as a process of orientation, care and help in learning, personal and professional development, assumes a crucial importance in this formative process in Nursing. To analyse the supervision process in clinical teaching in Nursing, from the point of view of the tutor, as well as its contribution towards practice improvement, are both the object and the main aim of this study, which has a descriptive and exploratory nature. Our sample involved tutors belonging to three different Nursing High Schools, one from north of Portugal and two from the centre, in a total of 25. To collect the data we designed an instrument, based on the critical incidents technique, designated of significant episodes. The results found show that the tutors who participated in the study see supervision as a process which aims towards students development, the learning and the future professional. The tutors say that they use strategies for the promotion of reflection and that they establish an open and interhelp relationship among all participants. However, the results also suggest that there is same difficulties in the empathic relationship between tutors and students and, also, among the supervisors. The constrains found in the area of the relationship seem to be, largely, related with the assessment process, in particular, the sumative assessment, being the last responsible for the larger number of narratives. The results found also suggest that tutor consider that: the period of practice for each student should be increased; the number of places in which the clinical teaching occurs, for each tutor, should decrease as well the number of students in each place. From this Dissertation several investigation to be carried out in the future emerge, being one example a study aimed to deep the understanding of the constrain generated by students assessment process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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