Author(s): Oliveira, Rômulo Carvalho de
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/19050
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Indústria automóvel
Author(s): Oliveira, Rômulo Carvalho de
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/19050
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Indústria automóvel
A presente dissertação propõe-se a demonstrar, através de um estudo exploratório, que o modelo Dell, de grande sucesso na indústria dos computadores, pode ser o caminho para a indústria automobilística na busca de um novo modelo de negócio, novo paradigma. Sendo, assim, os tradicionais paradigmas do marketing de massa e da produção via modelo “push”, passam agora por uma fase delicada de reavaliação à medida que a pressão pela luta pelo cliente aumenta e novas formas de comunicação surgem, cada vez mais comuns, frequentes e globalizadas – entre elas, e de modo especial, a Internet. É neste contexto de um mundo cada vez mais “electrónico” e ávido por mobilidade que a indústria automobilística terá que optar em aderir ou não a esta revolução/inovação - vender automóveis como se vende computadores- configurados de acordo com as necessidades dos consumidores.
The present dissertation has as its aim to demonstrate by means of an exploratory study that the Dell model, which is an enormous success in the computers industry, can be a new path for the automotive industry in its search for a new business model as well as a new paradigm. This way, the traditional marketing paradigm and of the push production model are undergoing a delicate phase of reevaluation as the pressure for the seduction of new clients rises and new means of communication appear more frequently and globalized—among them the Internet. It is in the context of a more and more electronic and mobile world that the automotive industry has to choose to follow or not this revolution/innovation—selling vehicles as they sell computers—tailor made to the needs of the customers.