Author(s): Barroso, Ana Rita de Almeida
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/22688
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Marcas; Gestão de marketing; Marketing relacional
Author(s): Barroso, Ana Rita de Almeida
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/22688
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Marcas; Gestão de marketing; Marketing relacional
Num mundo onde os mercados estão saturados e onde a concorrência é desmedida, é fulcral que as empresas se diferenciem e se destaquem aos olhos do consumidor. Neste sentido, a arte de contar histórias (storytelling) tem sido um dos grandes meios de alcançar essa diferenciação uma vez que é uma forma de marcar a diferença aos olhos do consumidor, criando uma relação forte entre a marca e os seus públicos. Assim, este trabalho pretende aprofundar as temáticas do storytelling e da lealdade à marca, estudando a relação entre estas duas variáveis. Esta relação será estudada tanto de forma direta como de forma indireta, através de conceitos como brand equity, imagem da marca, satisfação, confiança na marca e experiência com a marca. Esta investigação teve como base um questionário, cujos outputs foram analisados posteriormente e permitiram concluir que o storytelling não tem um impacto direto na lealdade à marca, mas que traz outras vantagens à marca. Este estudo fornece, assim, importantes conclusões para o marketing e para a gestão assim como para o mundo empresarial.
In a world where markets are saturated and competition is high, it is crucial to companies to differentiate themselves from the competitors and stand out in the consumers’ eyes. In this way, the art of storytelling has been one of the major means to achieve this differentiation since it is a way to make the difference to the consumer, creating a strong relationship between the brand and its audiences. So, this thesis aims to deepen the themes of storytelling and brand loyalty, studying the relationship between these two variables. This relationship will be studied both directly and indirectly, studying concepts such as brand equity, brand image, satisfaction, trust in the brand and experience with the brand. This research was based on a questionnaire, whose results were later analyzed and allowed me to conclude that storytelling does not have a direct impact on brand loyalty, but has other advantages to the brand. Therefore, this study gives important conclusions for marketing and for management as well as for the business world.