Author(s): Oliveira, Paulo Renato Ferreira Pinto de
Date: 2001
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2756
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): História do cinema
Author(s): Oliveira, Paulo Renato Ferreira Pinto de
Date: 2001
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2756
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): História do cinema
O presente trabalho debruça-se sobre os desenvolvimentos no filme documental na Grã-Bretanha e a sua influência na tradição do filme realista social Britânico. Esta dissertação ocupa-se do período compreendido entre 1930 e finais de 1970, numa tentativa de definição desta tradição e do realçar da sua importância como a mais válida da cinematografia Britânica. O livro é composto por uma análise dos filmes e realizadores mais importantes desta tradição, sem deixar de lado uma incursão nos desenvolvimentos sociais e políticos ocorridos durante este período de tempo na Grã- -Bretanha; por uma lista das obras citadas e por uma filmografia seleccionada. ABSTRACT: This work deals with the early developments in Documentary filmmaking in Britain, and how it influenced the films that belong to the British Documentary-Realist film tradition. This dissertation runs from the 1930s to the 1970s in a drive to investigate and define this tradition as the most valid in British filmmaking. The book comprises a study of key films and directors of this tradition not forgetting the socio-political developments in British society, a works cited list and a selected filmography of the films discussed.