Document details

A língua inglesa nas empresas : esta satisfaz todas as necessidades de comunicação internacional?

Author(s): Neves, Sílvia Ribeiro das

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2794

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Comunicação internacional; Língua inglesa; Comunicação na empresa


Description

Nos dias de hoje, a concorrência empresarial é inevitavelmente global e as empresas internacionalizam-se como forma de responder às suas necessidades de crescimento. A questão central desta investigação prende-se com a língua mais utilizada nesta comunicação empresarial e que se assume como língua internacional, o inglês. De facto, a língua inglesa tem adquirido o estatuto de língua comum da comunicação. A sociedade global em que vivemos está, cada vez mais, interligada através dos meios de comunicação social, dos negócios à escala mundial e do uso da Internet. Este estudo pretende contribuir para responder à questão: será que a língua inglesa é suficiente para satisfazer as necessidades de comunicação internacional das empresas portuguesas, particularmente as do distrito de Aveiro? Através da realização de dois questionários, um destinado a um funcionário em cargo de chefia e outro destinado a um funcionário em cargo executivo, foi possível avaliar a comunicação efectuada nas empresas do distrito aveirense e a quantidade de uso do objecto de estudo, a língua inglesa. Com base na pesquisa bibliográfica, principalmente centralizada na importância das línguas nos dias de hoje, mais especificamente o domínio da língua inglesa, e nos resultados dos questionários realizados, podemos aferir que a língua inglesa tem, de facto, um papel deveras importante na comunicação internacional, não só nas empresas aveirenses mas também a nível nacional e mundial. A língua inglesa assume-se como língua preponderante de todas as empresas respondentes, não sendo no entanto dispensável o uso de outras línguas empresarialmente emergentes, como o espanhol. ABSTRACT: Nowadays, business competition is inevitably global and companies have to internationalize in order to meet their growth needs. The main subject of this masters project is the use of English in business communication and how it has become an international language. In fact, the English language has acquired the status of common language of communication. The global society we live in is increasingly interconnected through the media, business on a global scale and the use of the Internet. This masters dissertation seeks to address the relevant question: is the English language enough to meet the needs of international communication of the Portuguese companies of the Aveiro district? Through the application of two questionnaires, one for the respondent in a management position and the other for executive positions, it was possible to evaluate the communication of the companies in the Aveiro district and their use of our study object: the English language. Based on the bibliographic research, mainly focused on the importance of languages nowadays, specially the English language, and on the questionnaire results, we can state that the English language is indeed very important in international communication, not only for Aveiro companies, but also nationally and worldwide. Though the English language is a predominant language in all the respondent companies, the use of other languages, such as Spanish is also essential.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents