Document details

Interação professor-aluno no 1º CEB: do diálogo experiencial à educação emocional

Author(s): Góis, Sónia Raquel dos Santos

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/33478

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Interação professor-aluno; 1.º CEB; Educação experiencial; Inteligência emocional; Formação


Description

O estudo tem como quadro conceptual a Teoria da Inteligência Emocional que propõe que os indivíduos variam na sua habilidade de processar informação e de relacionar o processamento emocional com a cognição e o Modelo de Educação Experiencial, que permite ao professor uma comunicação com diálogo experiencial /sensibilidade, uma das características essenciais que cria condições de ensino conducentes a aprendizagens e ao bem-estar emocional. Neste enquadramento, este estudo debruça-se sobre a educação emocional na interação professor-aluno. Tem como objetivos i) Conhecer as conceções dos docentes do 1.º CEB sobre educação emocional e o seu impacto no bem-estar emocional e na aprendizagem dos alunos. ii) Conhecer as práticas comunicadas dos docentes do 1.ºCEB sobre educação emocional e o seu impacto no bem-estar emocional e na aprendizagem dos alunos. iii) Conhecer as necessidades formativas em educação emocional iv) Aprofundar conceções, práticas e dificuldades sentidas na interação com alunos para o desenvolvimento da educação emocional em sala de aula; v) Refletir com os professores sobre a formação contínua como uma via para o desenvolvimento de interações professor-criança mais atentas e sensíveis. O estudo decorreu em duas fases distintas, mas interligadas. Na fase I foi construído um inquérito por questionário com base nas teorias supramencionadas que foi aplicado a 517 docentes do 1.º CEB dos agrupamentos de escolas do distrito de Coimbra. Na fase II, e com base nos resultados da fase I do estudo, foi retirada uma amostra mais pequena de 8 docentes para realização de entrevistas focus group. Na análise dos dados recorreu-se a metodologia com enfoque quantitativo na fase I e com enfoque qualitativo na fase II. Os resultados indicam que os docentes raramente têm acesso a formação nas áreas supramencionadas não obstante o seu interesse. Os docentes que receberam formação evidenciaram dificuldade na aplicação em sala de aula pela pluralidade das situações emergentes e por necessidade de acompanhamento pós-formação. Os resultados do focus group vieram corroborar as opiniões dos professores sobre as dúvidas existentes no contexto da educação emocional na interação professor-aluno em sala de aula e a necessidade de desenvolvimento e acompanhamento da formação durante e pós formação. São referidas implicações que realçam a inclusão da educação emocional no currículo da formação inicial dos professores. A formação contínua em contexto foi sublinhada nos nossos resultados como premente para a prática profissional dos professores.

The study has as its conceptual framework the Emotional Intelligence Theory, which proposes that individuals vary in their ability to process information and relate emotional processing to cognition and the Experiential Approach, which allows the teacher to communicate with experiential dialogue/sensitivity, a essential characteristics that create teaching conditions conducive to learning and emotional well-being. Within this framework, this study focuses on emotional education in teacher-student interaction. Its objectives are i) To know the conceptions of the 1st CEB teachers about emotional education and its impact on the emotional well-being and learning of students. ii) Knowing the practices communicated by the 1.ºCEB teachers on emotional education and its impact on the emotional well-being and learning of students. iii) Know the training needs in emotional education iv) Deepen concepts, practices and difficulties felt in the interaction with students for the development of emotional education in the classroom; v) Reflect with teachers on continuing education as a way to develop more attentive and sensitive teacher-child interactions. The study took place in two distinct but interconnected phases. In phase I, a questionnaire survey was built based on the aforementioned theories, which was applied to 517 teachers from the primary school clusters in the district of Coimbra. In phase II and based on the results of phase I of the study, a smaller sample of 8 teachers was taken to conduct focus group interviews. In the data analysis, the methodology was used with a quantitative focus in phase I and with a qualitative focus in phase II. The results indicate that teachers rarely have access to training in the aforementioned areas, despite their interest. Teachers who received training showed difficulty in applying it in the classroom due to the plurality of emerging situations and the need for post-training follow-up. The results of the focus group corroborate the teachers' opinions about the doubts that exist in the context of emotional education in the teacher-student interaction in the classroom and the need for development and monitoring of training during and after training. Implications are mentioned that highlight the inclusion of emotional education in the curriculum of initial teacher education. Continuing training in context was highlighted in our results as pressing for the professional practice of teachers.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents