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A cidadania ambiental na prática pedagógica de professores do 1ºciclo do ensino básico em formação inicial: um estudo qualitativo

Author(s): Vaz, Mafalda ; Freitas, Eliana

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/38014

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Cidadania ambiental; Educação ambiental; Prática pedagógica; Educação em ciências


Description

A Cidadania Ambiental é tema transversal que é propício ao desenvolvimento de atividades com tipologias diversas no âmbito de várias componentes do currículo escolar. Assim, e tendo em conta a importância atual das questões relacionadas com o ambiente e a sua abordagem desde os primeiros anos de escolaridade, com a presente investigação pretendeu conhecer-se algumas práticas pedagógicas de professores do 1ºCiclo do Ensino Básico em formação inicial e num contexto de estágio supervisionado. Objetivando esse conhecimento, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa para dar resposta às seguintes questões de investigação: (1) Que temas abordam os professores fazendo a sua associação à Cidadania e Educação Ambiental?; (2) Que tipos de atividades desenvolvem com os alunos?; (3) Que estratégias e recursos de aprendizagem utilizam? O corpus de análise, constituído por 23 dissertações de cursos de mestrado de formação inicial de professores concluídos entre 2013 e 2021 recolhidas a partir da plataforma RENATES, foi submetido a uma análise de conteúdo seguindo um referencial previamente determinado. A partir dos resultados obtidos verificou-se que os temas abordados com maior frequência são a reciclagem e reutilização de embalagens, seguido dos temas da água e da biodiversidade. As temáticas do aquecimento global, rarefação da camada de ozono, entre outras, surgem como os menos abordados. As atividades práticas do tipo “papel e lápis” são as mais frequentes (82,9%) enquanto que as atividades experimentais são menos frequentes (1,9%).

Environmental Citizenship is a cross-cutting theme that is conducive to the development of activities of different types within the scope of various components of the school curriculum. Thus, and taking into account the current importance of issues related to the environment and their approach from the first years of schooling, the present investigation intended to discover some pedagogical practices of teachers of the 1st cycle of Basic Education in initial training and in a context supervised internship. Aiming at this knowledge, a qualitative study was developed to respond to the following research questions: (1) What topics do teachers address by associating them with Citizenship and Environmental Education?(2) What types of activities do they develop with the students?; (3) What learning strategies and resources do they use? The corpus of analysis, consisting of 23 master's dissertations on initial teacher training completed between 2013 and 2021 collected from the RENATES platform, was subjected to a content analysis following a previously determined reference. Based on the results obtained, it was found that the most frequently addressed topics were recycling and reuse of packaging, followed by water and biodiversity. The themes of global warming, thinning of the ozone layer, among others, appear as the least addressed. Practical activities such as “paper and pencil” are the most frequent (82.9%) while experimental activities are less frequent (1.9%)

Document Type Journal article
Language Portuguese
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