Author(s): Dalagna, Gilvano
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3897
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Análise musical; Interpretação musical; Música para guitarra
Author(s): Dalagna, Gilvano
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3897
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Análise musical; Interpretação musical; Música para guitarra
Este trabalho tem como objectivo descrever o processo de aplicação do roteiro de análise elaborado por John Rink e apresentado no artigo Analysis and (or?) Performance, na Sonata nº1 (guitarra solo) do compositor brasileiro José Antônio de Almeida Prado. Foi realizado inicialmente uma revisão bibliográfica referente ao uso da análise voltada à interpretação, Almeida Prado, sua obra e a Sonata nº1. Durante a análise, foram abordados os seguintes aspectos: forma, harmonia, elemento melódico, tempo, dinâmica bem como a realização de uma redução rítmica de todo andamento. Com os dados obtidos a partir da análise, pode-se sugerir alternativas de interpretação e execução, como digitação e possibilidades de toque na mão direita.
This work aims to describe the process of application of the roadmap analysis prepared by John Rink and presented in the article Analysis and (or?) Performance in the Sonata No. 1 (guitar) composed by Jose Antonio de Almeida Prado. Was initially made a review of the literature on the use the analysis focused on the interpretation, Almeida Prado, his work and Sonata No. 1. During the analysis, there were issues including the form, harmony, melodic element, dynamics and a rhythmic reduction of the whole process. Based on data obtained from the analysis, we can suggest alternatives for interpretation and application, such as fingering and possibilities of touch in his right hand.