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Harmonia, timbre e espaço em Madonna of Winter and Spring de J. Harvey

Author(s): Santos, Sandra Cristina da Costa

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4572

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Música; Harmonia (música); Timbre (música); Intervalos musicais; Teoria da música


Description

O presente trabalho realiza uma analogia entre a importância de harmonia, timbre e espaço na criação musical, pois são conceitos que se revelam cada vez mais como a base da investigação de futuro no campo da música. Através do conhecimento cimentado nas tendências composicionais de Jonathan Harvey, são comparados os níveis de interpenetração entre estes três parâmetros na obra Madonna of Winter and Spring, estabelecendo relações que se articulam com a espiritualidade reclamada pelo compositor para as suas obras. Assim, a análise musical abrange diferentes formas de consolidar os elementos escritos, nomeadamente no que diz respeito aos materiais que serviram de base a criação. São por isso colocadas em causa várias questões do domínio da estética musical, comparando elementos relacionados com a electrónica e o mundo instrumental, para além de se provar a fusão de diferentes tendências estilisticas na obra do compositor. No entanto, pelo facto de Jonathan Harvey dedicar grande parte da sua obra desde a década de setenta a questões relacionadas com a transcendência, a análise extravaza o domínio científico para entrar no foro do dogmatismo do compositor que se suporta precisamente nos conceitos mais puros da elaboração da sua música. Realiza-se então um enquadramento entre essas questões e a linguagem musical para quem nelas não se revê. Significa isto que Madonna of Wlnter and Spring assenta os prismas colocados em análise sobre um princípio defendida pelo compositor como fundamental: o conceito de Ambiguidade Musical. Assim, após ser exposto e explicado todo o conteúdo abarcado por este tema e nele enquadrado os princípios de análise sobre a harmonia, o timbre e o espaço nesta obra, em comparação com elementos de outras criações. Finalmente são retiradas as conclusões referentes ao nível de inter-relação entre os três pilares da análise para a criação da obra, sendo ainda comparados com as funções a eles atribuídas pelo compositor no domínio do espírito.

The present text establishes a relationship between harmony, timbre and space as concepts more and more important in the future musical research. By de knowledge based on the compositiona! tendencies of Jonathan Harvey, the levels of interpenetration of this tree parameters are compared in Madonna of Winter and Spríilg, establishing relationships that articulate themselves with the spirituality proclaimed by the composer for his works. So, the musical analysis uses different methods to justify the elements of the piece, especially to what is concerned with its creation baçic rnaterials. However, since the spirit is the most important goal for Harvey work, the analysis spreads out the science domain and enters in the composers vision of religion, were just stays the purest concepts of his musical elaboration, the ambiguity. T he conclusions are made to measure the levei of each parameter in analysis and its functions in music and spirituality.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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