Document details

A implementação dos programas de matemática do ensino secundário: um estudo de caso em três escolas da região centro

Author(s): Tavares, Isabel Maria Martins

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4663

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino da matemática; Ensino secundário; Objectivos educativos; Investigação educativa


Description

O presente trabalho propõe-se descrever e comentar o resultado de um estudo sobre as condições e o modo como é implementada a Matemática no Ensino Secundário e o seu impacto nas motivações dos alunos em relação à Matemática. Mais concretamente reflecte-se sobre as condições humanas, logísticas e administrativas que são disponibilizadas para apoio à abordagem da Matemática, incluindo o tipo de formação que é proporcionado aos professores, o grau de cumprimento dos programas, quais os objectivos que os professores realmente perseguem, isto é, que competências pretendem que os alunos desenvolvam, quais os assuntos abordados e como os interligam, quais as metodologias adoptadas e os recursos utilizados e quais os tipos e instrumentos de avaliação que privilegiam e a consequente alteração na motivação dos alunos em relação à Matemática. O estudo foi realizado em três escolas do distrito de Aveiro durante um ano lectivo, e incidiu sobre a observação de sessões de formação, de reuniões de grupo e de aulas de sete professores dos 10º e 11º anos de escolaridade. Procedeu-se, ainda, à análise de entrevistas, de questionários aplicados a alunos e professores e documental.

The following work aims at describing and commenting on the outcomes of a project about the conditions and the way the teaching of Mathematics is being applied to the Secondary School level (teachers’ and students’ opinions included), and its impact on the students’ attitude towards this subject. It specifically reflects on the administrative, logistic and human conditions available to support the approach to Mathematics, namely teachers’ training courses, the level of accomplishment of the course year’s plans, the objectives teachers want to achieve, i.e., the competences they want students to develop, the way the different contents are approached and how they are connected, the methodologies, resources and assessment instruments chosen ( teachers’ and students’ points of view included) and the consequent change in the students’ motivation towards Mathematics. The experiment was held in three schools in the Aveiro region for a curricular year, and it focused on the observation of training sessions, group meetings, and lessons taught to the 10th and 11th form by seven teachers. Interview analysis, questionnaires to both teachers and students were also taken into consideration, as well as related documental information. Main conclusions were drawn from the analysis of the collected data.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents