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Distúrbio de stresse pós-traumático em acidentes de viação : consequências psicológicas

Author(s): Cunha, Sofia Alexandra Gonçalves

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4745

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Psicologia do desenvolvimento; Adaptação (Psicologia); Desenvolvimento psicológico; Activação do desenvolvimento


Description

Atendendo a que a taxa de sinistralidade rodoviária em Portugal é a maior de toda a Comunidade Europeia, o presente trabalho tem como objectivo principal investigar a prevalência do distúrbio de stresse pós-traumático em vítimas de acidentes rodoviários nacionais e averiguar as suas consequências a nível psicológico. A amostra foi constituída por 67 adultos (sendo 37 do sexo masculino e 30 do sexo feminino, variando as idades dos indivíduos entre os 22 e os 55 anos) vítimas de acidentes rodoviários ocorridos na Zona Norte de Portugal, sendo estes avaliados com um protocolo de avaliação constituído pelos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, questionário de qualidade de vida, questionário de vulnerabilidade ao stresse (23QVS), uma escala de avaliação da resiliência, o inventário de depressão de Beck versão BDI – II e a escala de auto-avaliação do distúrbio de stresse pós-traumático. Os resultados obtidos evidenciam que 33% dos indivíduos inquiridos desenvolveram o distúrbio de stresse pós-traumático. Os indivíduos sem diagnóstico de distúrbio de stresse pós-traumático apresentam uma maior capacidade de resiliência e melhor qualidade de vida do que os sujeitos que desenvolveram este distúrbio. Verificou-se ainda a existência de comorbilidade entre depressão e o distúrbio de stresse pós traumático. Salienta-se que os indivíduos com diagnóstico de distúrbio de stresse pós-traumático são mais vulneráveis ao stresse do que os que não desenvolveram este distúrbio. São referidas algumas implicações, nomeadamente a necessidade de se efectuar uma prevenção mais eficaz e funcional, principalmente junto dos mais jovens.

As the accident disaster’s tax in Portugal is the highest of all European Community, this thesis has as its main object to investigate the prevalence of the disturbance of pos-traumatic stress in victims of accidents in national roads and verify its consequences at the psychological level. The sample was made up by 67 adults (37 males and 30 females, with ages between 22 and 55 years old) victims of road accidents that took place in the north of Portugal, being evaluated by a protocol of evaluation made up the following instruments: socio-demographic questionnaire, life quality questionnaire, vulnerability to stress questionnaire (23 QVS), a scale of evaluation of resilience, the inventory of depression of Beck – version BDI-II, and the scale of auto- evaluation of the pos-traumatic stress disorder. The obtained results put in evidence that 33% of the individuals inquired developed the pos-traumatic stress disorder. The individuals without a diagnosis of pos-traumatic stress disorder showed a bigger capacity of resilience and better life quality than those which developed this disorder. It was verified the existence of comorbility between depression an pos-traumatic stress disorder. It’s worth to point out that the individuals with a diagnosis of pos-traumatic stress disorder are more vulnerable to stress than those who didn’t develop this disorder. Some implications are referred, namely the necessity of performing a more effective and functional prevention, mainly among young people.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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