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As tecnologias de informação e comunicação e os novos paradigmas do apoio domiciliário a idosos

Author(s): Queirós, Alexandra Isabel Cardador de

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/4917

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Saúde pública; Saúde pública - Tecnologias da informação - Portugal; Assistência social - Tecnologias da informação - Portugal; Pessoas idosas; Serviços domiciliários; Assistência ao paciente


Description

Perante os desafios que a evolução da nossa sociedade coloca aos sistemas públicos de segurança social é premente uma utilização eficiente dos recursos disponíveis. Terão que ser encontrados modelos de gestão e organizacionais que incrementem a produtividade dos recursos humanos e que optimizem os recursos materiais para uma prestação de cuidados mais eficaz. Em Portugal, no âmbito da modernização da administração pública, tem-se assistido a uma introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no sistema público de segurança social. No entanto, este representa apenas uma pequena parte do apoio social que é prestado aos cidadãos. As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desempenham um papel importantíssimo no preenchimento das lacunas do Estado, visto que são estas que maioritariamente prestam os serviços de apoio e proximidade social. Actualmente, em muitas IPSS os prestadores de cuidados despendem uma parte significativa do seu tempo em tarefas de reduzido valor acrescentado para o apoio que é prestado aos utentes. Estas tarefas podem ser suportadas em soluções tecnológicas de forma a que os prestadores de cuidados reservem mais tempo para os utentes. Esta situação é particularmente inadequada porque, por um lado, o custo dos recursos humanos consome grande parte do orçamento das IPSS e, por outro, os paradigmas actuais promovem um acesso facilitado aos serviços e recursos existentes e a partilha do conhecimento em qualquer lugar e sempre que as necessidades o justificarem. Um desejo claro é o desenvolvimento de serviços orientados ao cidadão com recurso a serviços de informação suportados em novos enquadramentos organizacionais que possam integrar colecções heterogéneas de recursos que apareçam como uma conglomeração uniforme de informação e conhecimento. Os possíveis serviços podem incluir sistemas integrados de informação, ferramentas de suporte ao trabalho em equipa, sistemas de apoio remoto à prestação de cuidados e a partilha de informação. Tudo isto pressupõe requisitos exigentes em termos de acesso à informação. A presente dissertação apresenta um modelo de informação para o Processo Electrónico do Utente (PEU) capaz de armazenar e organizar a toda a informação relacionada com os utentes das IPSS. Considerando que o PEU tem que interactuar com outros serviços de informação é também proposto um modelo de referência para os serviços de informação das IPSS para que tais serviços sejam interoperáveis e capazes de fomentar a evolução dos paradigmas actuais da prestação de cuidados. O modelo de referência proposto identifica e descreve os processos, procedimentos e conceitos inerentes ao funcionamento das IPSS e tem subjacente um conjunto comum de informação essencial.

In the presence of the pressures and challenges that the evolution trends of our society place on the welfare structures it is urgent to optimize the available resources. Answers must be found to increase the productivity of human resources and to optimize the use of the material resources that lead to a higher effectiveness of the care providing. Portugal presents a fast introduction of Information Technologies (IT) in the public welfare agencies, within the modernization of the public administration through the generalization of the use of technological solutions. However, the public services represent only a small part of the social support that is given to the citizens. The Private Social Solidarity Institutions (PSSI) play a very important role to fulfill the gaps of the public services, since they are the ones that give most of the support and are closed to the society. Nowadays, in many PSSI it is possible to evidence that care providers are involved in repetitive administrative tasks. Such tasks can be supported by technological solutions so that more time could be left for the clients. The present situation is particularly inadequate because, on one hand, the cost of the human resources consumes a great part of the PSSI budgets and, on the other hand, the actual paradigms promote an easy access to the existing resources and the knowledge sharing wherever and whenever necessary. A clear desire is the development of citizen centred services using new organizational frameworks that integrate heterogeneous compilations of resources to be acceded as a uniform conglomeration of information and knowledge. The possible information services may include integrated information systems, supportive tools for teamwork, remote systems to support the care providing and the sharing of information. All of these presupposes demanding requirements in terms of information access. The present dissertation presents an information model for the Client Electronic Record able to store and organise all the information related with the PSSI clients. Considering that the Client Electronic Record must interact with other information services it is also proposed a reference model for the PSSI information services that allows the interoperability between them and promotes the evolution of the actual care providing paradigm. The proposed reference model identifies and describes processes, procedures and concepts related with PSSI functioning and has subjacent a common group of essential information.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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