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Balanced scorecard: erros e dificuldades de implementação

Author(s): Costa, Cristiana Margarida Duarte

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8533

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão estratégica; Pequenas e médias empresas; Avaliação de empresas; Avaliação de desempenho; Eficácia das organizações


Description

O ambiente empresarial está em constante mutação. Mais que nunca os gestores necessitam de adquirir competências e entender profundamente a organização em que estão inseridos. Com o objectivo de maximizar a eficácia e eficiência das organizações foram criadas ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC), que permite a operacionalização das estratégias através de indicadores financeiros e não-financeiros. Este modelo desenvolvido na década de 90, é uma das ferramentas de maior sucesso das últimas décadas. Causando actualmente impacto a nível da gestão estratégica, gestão da mudança e na avaliação do desempenho organizacional e podendo ser adaptado a qualquer tipo de organização. São inúmeros os casos de sucesso existentes, maioritariamente em grandes empresas. Apesar disso, devido principalmente à complexidade do modelo e a características das organizações, são cada vez mais comuns falhas de implementação. Através de análises a várias implementações em PME, decorridas durante o estágio na empresa de consultoria Klim Consulting, é possível chegar a um conjunto de erros e dificuldades identificadas na implementação de um BSC. Estes erros e dificuldades vão desde o envolvimento de toda a organização, a comunicação e divulgação, a resistência à mudança, o processo de análise e planeamento estratégico, o desconhecimento da metodologia de implementação, a monitorização e avaliação pós-implementação, a correlação existente entre objectivos e indicadores, a implementação dos planos de acção, o processo de definição dos indicadores, o desdobramento dos objectivos estratégicos a nível individual até ao facto de as organizações não incorporarem no BSC as aprendizagens realizadas com processos anteriores. Após identificados os problemas foi possível efectuar um cruzamento com a literatura existente obtendo como resultado um conjunto de soluções que as organizações podem adoptar de forma a precaverem ou melhorarem esses mesmos problemas.

The business world is always changing. More than ever, the managers need to acquire skills and deeply understand the organization’s environment. Methods like the Balanced Scorecard (BSC) were created to maximize the level of efficiency of organizations allowing the definition of strategies trough financial and non-financial indicators. This method was developed in the 90’s and had a great impact on strategic management, changed management and performance assessment and it could be used in any organization. This method is still very popular. There are many success stories, especially in major companies. Due to the complexity of the method and characteristics of organizations, it is easy and common the implementation to fail. Trough the analysis of implementations in small and medium companies, that took place during the internship in the Klim Consulting, it is possible to elaborate on some common group of errors and difficulties. The most common errors and difficulties range from the commitment of the organization, the communication, changing resistance, analysis process and strategic planning, lack of knowledge of the method, monitoring and implementation assessment, correlation between goals and indicators, action plans implementations, defining indicators and the outspread of individual strategic goals to the non-incorporation of the learning curve of process in the BSC. After the problems’ identification it was possible to cross them with available literature, obtaining a group of solutions that the companies could adopt in order to prevent these common errors.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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