Author(s):
Ferreira, João Guilherme de Oliveira Silva
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/8543
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão estratégica; Gestão do conhecimento; Política de inovação
Description
O presente relatório de projecto propõe-se a efectuar uma incursão na área da gestão do conhecimento, no sentido de captar a sua evolução, os seus modelos, actividades e ferramentas. Pela identificação de algumas boas práticas da gestão de conhecimento, pretende efectuar-se uma análise do relacionamento entre a gestão do conhecimento e a inovação, numa empresa reconhecidamente inovadora: a PT Inovação, S.A.. A metodologia aplicada combinou a utilização de questionários, entrevistas e a observação directa, permitindo a identificação de algumas características da gestão do conhecimento e da inovação na empresa. Pela utilização de um questionário específico, avaliou-se a relação entre ambas, tendo-se determinado as características com um impacto maior para a inovação. De entra essas características, salientam-se as pessoas, a cultura empresarial e o próprio processo de gestão de conhecimento interno. Outros factores como o papel da gestão de topo, a estrutura e as tecnologias utilizadas, foram também consideradas no presente relatório de projecto.
The objective of present work is to make an incursion in knowledge management theme, in order to capture its evolution, representative models, activities and tools and to identify some of its good practices. It was applied an audit tool based in best practises, to analyse the relationship between knowledge management and innovation, in a recognised innovative company, PT Inovação, S.A..The methodology used a combination of inquiries, interviews and observation, and it turned possible to identify and define some characteristics of knowledge management and innovation in the Company. In result of using a specific audit tool, it was possible to determine the characteristics of knowledge management that causes higher impact on innovation. The result shows that people, strongly motivated through a strong internal culture and the process of knowledge management itself, are the most important factors contributing for the innovation success. Some other contributions on innovation were considered, as the top management role, the structure and technologies.