Author(s): Gonçalves, Maria da Rocha
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/9812
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação musical; Música experimental; Criatividade
Author(s): Gonçalves, Maria da Rocha
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/9812
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação musical; Música experimental; Criatividade
Na presente dissertação é feita uma reflexão sobre a corrente estética da música nova/experimental e sobre os modelos pedagógicos que a ela estão relacionados. É proposto o Modelo Teórico para o Desenvolvimento da Criatividade que se baseia na experimentação tácita e na integração de um contexto musical ou imaginário na experiência pessoal. Este modelo permite ainda desenvolver a permeabilidade das funções intérpreteimprovisador- compositor nos alunos de instrumento.
This dissertation presents a reflection on new/experimental music aesthetics, as well as on associated pedagogical models. The Theoretical Model for the Development of Creativity is proposed with the following aims: (a) integrate embodied exploration of a musical or imaginary context into personal experience; (b) integrate interpretation, improvisation and performance-based composition in a transdisciplinary way into instrumental teaching.