Document details

A Literatura como Experiência no Ensino Secundário: Ensaio sobre a Cegueira na Escola

Author(s): Leite, Sara Vilhena Martins de Almeida

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/15252

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Literatura; Ensino da literatura; Experiência literária; Leitura; Ensaio sobre a Cegueira; José Saramago; Literature; Teaching of literature, literary experience,; Reading


Description

Esta tese centra-se na questão da relevância da literatura enquanto matéria curricular no Ensino Secundário. Tendo em conta a finalidade educativa de formar leitores autónomos e voluntários de literatura ao longo da vida, e procurando dar resposta à questão de fundo «de que forma valerá a pena que a literatura permaneça no currículo do Ensino Secundário?», defendo que a literatura seja didactizada enquanto experiência estética – em conformidade com a teoria transaccional de Louise Rosenblatt. Proponho, nesse sentido, um conjunto de princípios metodológicos assentes na leitura efectiva dos textos, enfatizando a importância do carácter pessoal dessa(s) leitura(s) e da natureza democrática da discussão interpretativa. Nesta perspectiva, o romance Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, é apresentado enquanto texto literário cuja experiência de leitura em contexto escolar poderá ser particularmente adequada no último ano do Ensino Secundário.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents