Author(s):
Pereira, Severino António Ribeiro
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/15276
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Artificação; Estética; Mimese; Obra de arte; Ontologia; Ready-made; Aesthetics; Artification; Artwork; Mimesis; Ontology; Work of art; Ready-made
Description
A dissertação é sobre a obra-de-arte. Com vista ao bom esclarecimento do que está aí em causa, o termo é tomado em exclusividade. A indagação constitui-se em três capítulos mais introdução e conclusão. Na introdução consideram-se algumas questões de terminologia e linguagem. No primeiro capítulo faz-se o enquadramento do que se consideram os pontos decisivos na transformação do pensamento sobre a obra-de-arte ao longo das várias épocas. No segundo capítulo trata-se da ontologia, dos modos da definição de obra-de-arte. No último capítulo são as questões da relação com a obra-de-arte que constituem o assunto. A conclusão sintetiza a posição teórica que resulta da indagação realizada e aponta a necessidade de um aprofundamento, à luz da antropologia filosófica, da relação entre a poética e a auto-formação do homem.