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Exposição e estratégias de comunicação no Museu Nacional do Azulejo

Author(s): Pais, Rita Teresa Matos Corredoura

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/18149

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Museu Nacional do Azulejo; Comunicação; Interpretação; Educação; Públicos; Programação museológica; Museu Nacional do Azulejo; Communication; Interpretation; Education; Audiences; Museum planning; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

Desde de 2013 que Museu Nacional do Azulejo (MNAz) é o terceiro museu tutelado pela Direção-Geral do Património Cultural com um maior número de visitantes, o que pode ser considerado uma demonstração da importância e da especificidade do seu acervo a nível nacional, do interesse suscitado junto do público através da comunicação agenciada pelo Museu, bem como do atractivo do espaço onde está instalado, o antigo Convento da Madre de Deus. Na exposição permanente do MNAz, principal meio de comunicação do seu acervo, estão apresentados vários painéis de azulejos de diferentes características, épocas e temas, que foram dispostos ao longo dos três pisos do edifício, num percurso organizado de forma cronológica. Através da visita à exposição permanente, conseguimos perceber a evolução da arte azulejar no nosso país. No entanto, considerou-se que, para além dos recursos interpretativos existentes, tais como as tabelas de objectos e alguns textos de sala, outros recursos interpretativos poderiam melhorar a percepção do acervo e o processo de interpretação por parte dos visitantes explorando, por exemplo, as diferenças entre os diversos períodos de manufactura do azulejo e a razão das mesmas. Neste trabalho de projecto, servindo-me de bibliografia adequada à temática da comunicação em contexto museal e baseando-me nos resultados de um diagnóstico à programação do MNAz no que respeita à exposição permanente e a domínios conexos da comunicação museológica, contextualizo e apresento alguns contributos aplicáveis na exposição permanente e na programação das actividades do Serviço Educativo, no quadro da missão deste museu nacional Pretende-se assim demonstrar a importância crescente da comunicação, interpretação e educação nos museus e como as ferramentas de programação museológica nestas três áreas poderão ser utilizadas, no caso específico do MNAz, contribuindo para uma maior satisfação dos visitantes e utentes deste museu.

The Museu Nacional do Azulejo (MNAz) (National Tile Museum) is the third museum under the jurisdiction of the Direção-Geral do Património Cultural (Directorate General for Cultural Heritage), since 2013 with the greatest number of visitors. This position reveals the importance and specificity of its collection in Portugal, the interest created among the public, through the communication transmitted by the museum, as well as the attractive of the space where it is located, the former Convent of Madre de Deus. In the permanent exhibition of MNAz, the main communication medium of its collection, are presented several panels of glazed tiles of different characteristics, periods and themes, which were placed along the three floors of the building, in a chronological route. Through the visit to the permanent exhibition, we can understand the evolution of the glazed tiles in Portugal. However and considering that besides the existing interpretative resources, such as: labels and some panel texts, other interpretative resources could improve the perception of the collection and the process of interpretation by the visitors exploring, for instance, the differences between the several periods of the manufacture of the glazed tiles and the reason for these differences. In this project work and using the adequate bibliography to the thematic of the communication in museum context and basing myself in the results of an analysis made to the planning of MNAz, regarding the permanent exhibition and related fields of museum communication, I contextualize and present some contributions applicable to the permanent exhibition and to the planning of the activities of the Learning Department, as part of the mission of this national museum. This project work intends, in this way, to demonstrate the growing importance of communication, interpretation and education in the museums and how the tools of museum planning in this three fields can be used, in the specific case of MNAz, contributing for a larger satisfaction of the visitors and users of this museum.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Filipe, Maria da Graça da Silveira
Contributor(s) RUN
CC Licence
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