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Social Circlez : conceptualização de um jogo casual para o mercado de jogos móveis

Author(s): Trancoso, Bernardo Maria da Gama de Noronha

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/18319

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Design de jogos; Design centrado no utilizador; Jogos Casuais; Jogos móveis; Aplicações de brain training; Game design; User-centered design; Casual games; Mobile games; Brain training applications; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

A motivação deste trabalho de projeto surge no contexto do mercado atual de jogos casuais para dispositivos móveis e partindo da identificação de um problema fundamental ligado à crescente democratização do mercado e à proliferação de jogos de fraca qualidade sem qualquer sustentação teórica, pareceu-nos que a solução do problema passava pela necessidade de assegurar a criação de jogos de maior qualidade, aptos a competir com sucesso num mercado em franca expansão e para tal procurámos desenhar uma metodologia específica. Este projeto visou portanto elaborar uma abordagem de game design capaz de garantir selos de qualidade que permitissem a um jogo destacar-se de entre o grande número de jogos disponíveis tanto pela sua complexidade conceptual, teoricamente sustentada, como pelo grau de satisfação proporcionado e avaliado a partir da própria experiência dos utilizadores. Começámos por definir a metodologia mais adequada ao fim em vista operando a fusão dos aspetos positivos de dois métodos já existentes mas ambos fatalmente limitados quando pensados separadamente. Um por ser demasiado rígido e incapaz de acompanhar novas manifestações de preferência dos seus jogadores; o outro por ser demasiado aberto às exigências dos jogadores e pecando por falta de uma estrutura sólida. Apurámos, no decurso da nossa análise metodológica, que um dos principais fatores de sucesso decorria da incorporação de uma jogabilidade imersiva. Em suma, foi necessário rever algumas fundamentações teóricas de game design, fazendo convergir o aspeto prático duma abordagem centrada sobretudo no utilizador, com o aspeto teórico duma abordagem centrada no designer, a quem cabe elaborar um documento detalhado definindo à partida a matriz dos elementos constitutivos do jogo. Acabámos por concluir que as duas abordagens metodológicas se complementavam conferindo uma base solida para o futuro desenvolvimento de um jogo capaz de cumprir os objetivos de qualidade e sucesso que lhe permitiria destacar-se num mercado altamente competitivo.

With the arrival of worldwide digital distribution made possible by online marketplaces we have witnessed a democratic revolution in the video game industry, making it possible for anyone to create and publish a readily available videogame anywhere to everyone at the click of a button. And even though the videogame industry is thriving in terms of economic growth, the market has become flooded with low quality games. In this context it makes it difficult for any newcomer to stand out among the millions of titles available for consumption, jeopardizing its chances of achieving success. One of the key factors game developers rely on to overcome this issue, is to ensure the quality of the game’s overall user experience in hopes of achieving good ratings and word of mouth proliferation. This project intends to establish an optimal game design framework capable of guaranteeing a quality product in terms of user experience and satisfaction. This is done by combining the strong points of two very different approaches to the game design process, one more theoretical, which relies on the creation of a Game Design Document to manage and store all information regarding the different elements of the game, and the other more practical, which relies on the conduction of user testing to obtain feedback concerning the experience of the gameplay. This optimal game design framework will then be applied through the conceptualization process of a new casual mobile game, created purposefully for the sake of this project. KEYWORDS: Game Design, User-Centered Design, Casual Games, Mobile Games, Brain Training Applications.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Câmara, António
Contributor(s) RUN
CC Licence
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