Document details

A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo

Author(s): Vaz, Ana Sofia Antunes de Pinho Simões

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/19461

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Kaizen; Lean services; Kaizen Diário; 5S; Mapeamento de processos; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica


Description

Dado o atual elevado nível de competitividade empresarial, as organizações sentem cada vez mais a necessidade de se destacarem. Este destaque centra-se essencialmente na melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, na capacidade de rapidez nas entregas e no apoio ao cliente. Por outro lado, os processos internos da organização devem ser muito eficientes, orientados para a criação de valor e consequente aumento do rendimento do capital. Para atingir estes objetivos, existem inúmeros métodos de gestão que as organizações podem adotar no âmbito da sua estratégia empresarial. Entre estes surgem o Lean Thinking e, mais especificamente, o Kaizen, como uma metodologia de aplicação do Lean. A filosofia Lean centra-se na eliminação de desperdício e criação de valor para o cliente. O método Kaizen é significado de melhoria contínua. A aplicação desta metodologia sustenta as iniciativas Lean através de contínuas melhorias, ainda que simples. Pretende melhorar as organizações reduzindo os custos, ou tornando ainda mais rentáveis os investimentos em inovação. A sua aplicação faz-se através de várias ferramentas, como a reunião de Kaizen Diário, a ferramenta 5S ou o mapeamento de processos. O Lean e o Kaizen nasceram na indústria automóvel, mas rapidamente cresceram, sendo aplicados a outro tipo de indústrias e em áreas administrativas ou de prestação de serviços. No âmbito desta dissertação, foi proposto o acompanhamento da implementação da melhoria contínua em dois departamentos de uma organização, um administrativo e um operacional. Estudou-se a utilização de diferentes ferramentas em ambos os departamentos, tendo sido possível constatar as diferentes especificidades. Destaca-se a aplicação da reunião de Kaizen Diário nas áreas administrativas como motivador da mudança cultural. No armazém, destaca-se a aplicação da ferramenta 5S. Destaca-se ainda a importância de um líder da melhoria contínua em cada departamento no sentido de motivar os seus colaboradores. Na organização estudada, a evolução foi grande e positiva no curto intervalo de tempo de observação, mas acredita-se que ainda há espaço de crescimento em ambos os departamentos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Leal, Rogério
Contributor(s) Vaz, Ana Sofia Antunes de Pinho Simões
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents