Author(s):
Mamede, Hugo Ricardo Silva
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/19825
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Sociedade Portuguesa de Autores; Agenciamento literário; Editoras; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Description
Com o culminar de um percurso de estudos no curso de Mestrado em Edição de Texto, surgiu a oportunidade de desenvolver estágio curricular, em funções de carácter profissional, na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), o que permitiria a operacionalização dos conhecimentos teóricos adquiridos previamente em contexto académico. Assim, e pelo interesse especial da proposta de estágio, decidiu-se optar por esta modalidade na componente não-lectiva do curso. O relatório que agora se apresenta propõe-se fazer uma reflexão crítica a partir da experiência de trabalho naquela entidade, além disso pretende também constituir-se no elemento último que permite a conclusão do curso. O protocolo de estágio teve origem num primeiro contacto da Sociedade Portuguesa de Autores (entidade de acolhimento) à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, procurando um aluno especializado na área da Edição que pudesse desenvolver e apoiar um novo gabinete inspirado na actividade das agências literárias: “Mais do que um agente, um organismo experiente e dotado de meios para lutar pelos autores.” (Ver folheto de divulgação em Anexo I). O novo “organismo”, denominado GAPPA – Gabinete de Apoio à Publicação e Promoção do Autor, funcionaria na dependência do DEPIM – Departamento de Palavra, Imagem, Movimento / Direitos Autorais (é sua principal função fazer cobranças e a gestão de direitos de autor, nomeadamente na área da Edição Literária). O GAPPA teria assim como principais objectivos identificar parceiros que pudessem dar apoios à edição e promoção no estrangeiro de livros de autores portugueses – tais como a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que oferece incentivos financeiros à tradução e à ilustração (ver Anexo II para os programas de apoio) –, estabelecer uma base de dados de editoras estrangeiras representativas dos vários géneros literários, e contactar estas mesmas editoras por diversos meios (principalmente email mas também, numa fase posterior, marcando reuniões presenciais em feiras literárias de relevo internacional) para estabelecer contratos de edição.