Document details

Um novo serviço de agenciamento literário na Sociedade Portuguesa de Autores

Author(s): Mamede, Hugo Ricardo Silva

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/19825

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Sociedade Portuguesa de Autores; Agenciamento literário; Editoras; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

Com o culminar de um percurso de estudos no curso de Mestrado em Edição de Texto, surgiu a oportunidade de desenvolver estágio curricular, em funções de carácter profissional, na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), o que permitiria a operacionalização dos conhecimentos teóricos adquiridos previamente em contexto académico. Assim, e pelo interesse especial da proposta de estágio, decidiu-se optar por esta modalidade na componente não-lectiva do curso. O relatório que agora se apresenta propõe-se fazer uma reflexão crítica a partir da experiência de trabalho naquela entidade, além disso pretende também constituir-se no elemento último que permite a conclusão do curso. O protocolo de estágio teve origem num primeiro contacto da Sociedade Portuguesa de Autores (entidade de acolhimento) à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, procurando um aluno especializado na área da Edição que pudesse desenvolver e apoiar um novo gabinete inspirado na actividade das agências literárias: “Mais do que um agente, um organismo experiente e dotado de meios para lutar pelos autores.” (Ver folheto de divulgação em Anexo I). O novo “organismo”, denominado GAPPA – Gabinete de Apoio à Publicação e Promoção do Autor, funcionaria na dependência do DEPIM – Departamento de Palavra, Imagem, Movimento / Direitos Autorais (é sua principal função fazer cobranças e a gestão de direitos de autor, nomeadamente na área da Edição Literária). O GAPPA teria assim como principais objectivos identificar parceiros que pudessem dar apoios à edição e promoção no estrangeiro de livros de autores portugueses – tais como a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), que oferece incentivos financeiros à tradução e à ilustração (ver Anexo II para os programas de apoio) –, estabelecer uma base de dados de editoras estrangeiras representativas dos vários géneros literários, e contactar estas mesmas editoras por diversos meios (principalmente email mas também, numa fase posterior, marcando reuniões presenciais em feiras literárias de relevo internacional) para estabelecer contratos de edição.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Fernando Cabral
Contributor(s) Mamede, Hugo Ricardo Silva
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