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A embalagem de cartão na logística da indústria automóvel: um caso de estudo na Volkswagen Autoeuropa

Author(s): Machado, Rita Nunes

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/19968

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Indústria automóvel; Logística; Embalagem de cartão; Custos logísticos; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica


Description

Atualmente, uma logística eficiente é um meio para as organizações terem vantagens competitivas, através da redução dos custos e aumento do nível de serviço prestado ao cliente. Com a globalização da economia, a concorrência é cada vez maior, sendo importante a gestão eficiente da cadeia de abastecimento. Esta dissertação, desenvolvida na área do Planeamento Logístico da Volkswagen Autoeuropa (VW AE), tem como principal objetivo a redução dos custos logísticos associados à cadeia de abastecimento, nomeadamente custos de transporte, de aluguer de embalagens, armazenagem e movimentação, substituindo as embalagens atuais, de metal e plástico, que têm de retornar ao fornecedor, por embalagens de cartão, sem necessidade de retorno. Tratando-se do primeiro estudo, em detalhe, efetuado no âmbito supramencionado, foi necessário, começar por uma análise das diferentes peças que são transportadas, de modo a identificar as de maior potencial de poupança. Foi proposta a alteração das embalagens de dois tipos de peças, uma embalagem de esferovite e outra de metal, com vista à redução dos custos. Um dos tipos de peças é de pequeno porte, de um fornecedor situado na Alemanha e abastecida numa embalagem especial, que tem de retornar ao seu fornecedor. A alteração de embalagem proposta, implica uma redução de 48 por cento no custo de transporte, 25 por cento no custo de movimentação e 50 por cento nas emissões de CO2. Para a outra peça, cujo fornecedor está localizado na Hungria, os resultados da alteração de embalagem proposta, permitem reduções de 13 por cento no custo de transporte, 32 por cento no custo de armazenagem, 43 por cento no custo de movimentação e 50 por cento nas emissões de CO2, equivalente para os veículos de transporte. Por último, foi desenvolvido um modelo, em folha de cálculo, com o objetivo de facilitar futuras análises dos custos de transporte e aluguer de embalagens, indicando, também, qual é o custo máximo para a embalagem de cartão, de modo a verificarem-se reduções de custos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barroso, Ana; Machado, Virgínia
Contributor(s) Machado, Rita Nunes
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