Author(s):
Negro, Francesca
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/25305
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Danças Afro-cubanas; Cuba; Pedagogia da dança; História da dança; Técnica de dança cubana; Afrocuban Dances; Dance Pedagogy; History of Dance; Cuban Dance Technique; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Description
O projeto pretende analisar a metodologia de ensino das danças religiosas de origem Africana em Cuba: estudar a introdução das danças de origem negra na formação da identidade cultural cubana e o desenvolvimento formal das danças na passagem do ritual ao palco. A investigação concentra-se sobre as danças rituais ensinadas nas instituições nacionais, que se tornaram o instrumento principal pela valorização da cultura Africana e pela sua integração na cultura cubana. Este estudo relata a formação destas na época da revolução, como instrumento de coesão social e do levantamento das danças e músicas tradicionais de origem Africana começado na época anterior à revolução, e depois por esta reforçado em todo o território cubano. A pesquisa quer também relatar o complexo quadro cultural de Cuba antes e depois da revolução, para esclarecer como a dança constitua, neste contexto, um espelho da situação sociopolítica do país e de que forma a esta se ligue às correntes artísticas de maior importância ao nível mundial. O trabalho baseia-se em material recolhido durante um período de investigação em Cuba, nas instituições de ensino e em contacto com as companhias folclóricas de maior relevo.
The project’s aim is to analyse the pedagogy used to teach Afrocuban religious dances in Cuba, analyse the origins of the methodology and its specific characteristics. One of the main points of this study is also the one of revealing the importance of the performance of Afrocuban artistic heritage in the creation of a national identity and social cohesion in the country, as well as the role of the revolutionary educational programs in this process. The study’s main focus is the program of the national cultural institutions, which have been the main instrument for the artistic and cultural development of the country, but we also consider the previous field and anthropological researches that prepared the massive interest for the folkloric studies in the sixties. This research wants to show the complexity of the socio-cultural situation in Cuba before and after the Revolution, and how dance represents a mirror of this complexity, and, actually, in which way it ties up to the artistic world’s major movements. This work is based on a fieldwork developed in Cuba, in the teaching institutions and in contact with the most important folkloric dance companies.