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Comunidade de Prática online para docentes de Educação Especial

Author(s): Almeida, Paula Cristina do Aido

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/25381

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Comunidades de prática; Comunidades de Aprendizagem Profissional; Docentes de educação especial; Estrutura social; Docentes de Educação Especial; Communities of practice; Social structure; Special Education Teachers; Situated and shared learning; Professional Learning Communities; Aprendizagem situada e partilhada; Desenvolvimento profissional; E-Learning; Professional development; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

Este Trabalho de Projeto no âmbito do Mestrado tem por base a necessidade de conceber uma forma de trabalho colaborativo entre docentes do ensino básico e secundário, nomeadamente no grupo de Educação Especial e por isso partiu da investigação do conceito de Comunidades de Prática (CdP) que se alicerça em redes de partilha deliberada de conhecimento. Neste sentido, este projeto tem como objetivos explorar os pressupostos teóricos das CdP, desde os seus precursores Wenger e Lave, entre outros, que sustentam o nosso objetivo maior como o de desenhar uma comunidade de aprendizagem (online), que favoreça de forma sistemática e intencional a aprendizagem rica e situada dos docentes do Departamento de Educação Especial de um agrupamento público de escolas. A metodologia assentou na pesquisa teórica de suporte ao desenho do projeto, tendo-se apresentado o contexto relativo a um agrupamento de escolas do concelho de Odivelas, distrito de Lisboa, e constituído como destinatários os docentes de Educação Especial que intervém junto de alunos com necessidades educativas especiais. Para a construção da estrutura social usámos uma LMS gratuita como o Moodle da escola onde desenhámos, segundo a estrutura do modelo ADDIE, um conjunto de atividades que visaram o envolvimento e o compromisso dos docentes de Educação Especial, solidificando a empatia e a identidade do grupo. Pretende-se ainda, além do compromisso, o processo coletivo de negociação de sentidos, através de um empreendimento comum que cimentasse o repertório partilhado, no âmbito do desenvolvimento das competências profissionais na modalidade a distância. Da projeção da CdP e dos seus resultados espera-se que a comunidade seja um espaço privilegiado para adquirir conhecimento útil da vida real, situado, no contexto no qual é usado, como um modo de fazer as coisas em comum, como expressão de um estilo e identidade próprios. A CdP, motor de desenvolvimento profissional do grupo, que, embora por vezes, assente no informal, mas com um objeto formal de trabalho, acontece no coletivo e nos processos sociais que consolidam a cultura organizacional do grupo e da escola.

This Master’s Project is based on the need to design a collaborative way of working among primary and secondary school teachers, particularly in the Special Education group and for this reason it started by doing some research around the concept of Communities of Practice (CoP) based on networks of deliberate knowledge sharing. In this sense, this project aims to explore the theoretical assumptions of the CoP, from its precursors Wenger and Lave, among others, that support our larger goal as to design a community of learning (online), that promotes a systematic and intentional way based on a situated and rich learning of the teachers of the Department of Special Education of a public grouping of schools. The methodology was based on the theoretical research that supports the design of the project by introducing the context to a grouping of schools in the municipality of Odivelas, Lisbon district, and the Special Education teachers were constituted as the main target group which was directly involved with students with special educational needs. For the construction of the social structure, we used a free LMS such as the Moodle of the school where, according to the structure of the ADDIE model, we designed a set of activities that aimed the involvement and commitment of the Special Education teachers, solidifying the empathy and the identity of the group. It is also intended, in addition to the commitment, the collective process of negotiation of meanings, through a common enterprise that would strengthen the shared repertoire, within the scope of the development of professional competences using e-Learning. From the projection of the CoP and its results it is expected that the community will be a privileged background to acquire useful and situated knowledge of real life in the context in which it is used, as a way of joining in common activities, as an expression of an own style and identity. The CoP, as a professional development engine of the group, which, although sometimes is based on the informal but with a formal work object, happens in a collective and in social processes that consolidate the organizational culture of the group and the school.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Carlos; Vieira, Andreia Teles
Contributor(s) RUN
CC Licence
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