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O desafio do ensino da ética e da moral no ensino primário

Author(s): Santos, Luan Paiva

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/25773

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Ética; Educação moral; Professores; Escola; Ensino fundamental; School; Teachers; Ethics; Moral education; Elementary school; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Esta investigação traça um percurso exploratório sobre a educação moral no ensino fundamental do sistema público brasileiro, a iniciar por uma reflexão a respeito da presença de aspectos morais na formação da escola no ocidente, especialmente no Brasil. Como referencial teórico, optou-se pela teoria do desenvolvimento moral de Lawrece Kohlberg em razão da sua relevância científica e filosófica atual com o intuito de discutir as diretrizes nacionais sobre ética no currículo transversal do ensino básico e sustentar a compreensão sobre a dimensão prática destas orientações observadas por meio da pesquisa de campo realizada com educadoras de uma unidade do ensino fundamental 1 coordenada pela prefeitura de uma cidade do interior do estado da Bahia que apresenta características aproximadas à média dos municípios brasileiros. Para tanto, foram eleitas as técnicas de grupo focal e de inquérito semi-aberto a fim de captar os discursos coletivos e individuais do grupo, as representações subjetivas sobre a educação moral e perceber a fundamentação das intervenções pedagógicas pensadas para este fim. Os resultados apontam para uma compreensão difusa sobre o tema com a presença marcante de conceitos religiosos e uma prática pouco sistematizada e carente de amparo teórico e institucional.

This investigation traces an exploratory course on moral education in the Elementary School in the Brazilian Public System, starting with a reflection on the presence of moral aspects in the formation of Western schools, especially in Brazil. Lawrece Kohlberg's theory of moral development was chosen as a theoretical reference due to of its current scientific and philosophical relevance in order to discuss the national guidelines on ethics in the cross-curricular curriculum of basic education and to support the understanding of the practical dimension of these guidelines observed through the field research carried out with educators of Elementary School, coordinated by the city hall in a countryside city in the state of Bahia, which presents approximate characteristics to the average of the Brazilian municipalities. In order to do so, the focus group and semi-open survey techniques were chosen to capture the group's collective and individual discourses, subjective representations of moral education as well as to notice the pedagogical interventions foundations designed for this purpose. The results point to a diffuse understanding on the subject with the outstanding presence of religious concepts and a little systematized practice, lacking theoretical and institutional support.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bernardo, Luís Manuel Aires Ventura
Contributor(s) RUN
CC Licence
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