Document details

Retalho omnicanal : segmentação de clientes que compraram em lojas físicas após serem acionados por email marketing

Author(s): Bassoli, Daniel Dias Galvão

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/26965

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Retalho Omnicanal; Clustering; Segmentação; Email Marketing.


Description

Há uma tendência no Retalho Europeu e Mundial para a implementação da estratégia Omnicanal, ou seja, vários canais sendo usados de forma convergente e complementar, tanto para as comunicações de marketing como para otimizar atividades operacionais. Tendo em vista que a estratégia Omnicanal é decorrência direta do avanço técnico e da disseminação das Tecnologias da Informação, principalmente no contexto do Cloud Computing e do Big Data, torna-se então viável que, a partir da imensa disponibilidade dos dados para a recolha, inerente a este ambiente digital, todos os esforços e atividades que utilizam estas Tecnologias possam ser mensuradas, não apenas com indicadores de performance mas com quaisquer outros indicadores que façam sentido para o negócio. Dentro da estratégia Omnicanal do Retalho esta possibilidade permite analisar por exemplo a influência que um canal possa ter tido na conversão em vendas dentro de uma campanha e mapear a composição dos grupos de clientes que chegaram à conversão. Devido à natureza digital da estratégia, este tipo de análise é comum às campanhas das lojas online. Quando se trata das lojas físicas, no entanto, este tipo de análise ainda não está disseminada. A partir da Análise de Clusters de clientes de uma rede Retalhista multinacional que, dentro de uma campanha foram acionados por um canal digital (Email Marketing), e chegaram à conversão nas lojas físicas, foi proposto um modelo para a segmentação de clientes para a estratégia Omnicanal.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Rui Alexandre Henriques; Santos, Luís Miguel
Contributor(s) Bassoli, Daniel Dias Galvão
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents