Author(s):
Gomes, Diogo Alexandre dos Santos
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/30601
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Modelo Governativo para a implementação e sustentação da cultura Kaizen; Lean nos serviços; Lean na banca; Cultura Kaizen; Momentos Kaizen; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
Description
A metodologia Kaizen baseada no Lean Thinking, é uma realidade em todos os sectores da indústria a nível mundial, contudo a sua aplicação e sustentação é assumida como projeto de otimização, negligenciando a base da sua filosofia, como programa de transformação cultural, com vista à melhoria contínua. A instituição de um programa de melhoria contínua permite aproximar os colaboradores das estratégias e valores da organização, envolvendo-os nos processos de mudança. O sector bancário atravessa um período que lhe exige uma rápida transformação digital e adaptação às novas exigências do mercado. As instituições financeiras requerem programas de transformação cultural e operativa, de forma a incrementar a eficiência através da inovação e/ou automatização de tarefas. A implementação de um modelo governativo da cultura Kaizen, baseado nas metodologias Lean, provenientes da indústria automóvel, é um desafio para uma instituição financeira. A presente dissertação demonstra os princípios da filosofia Lean, com base num modelo sustentável, que conduz à transformação cultural, crucial para qualquer organização desenvolver a capacidade de adaptação à mudança. Esta transformação deve ser alicerçada no rápido e constante desenvolvimento de novos produtos e serviços, tornando a organização inovadora, simples, próxima, e focada no cliente, com o intuito de conseguir adaptar-se rapidamente às exigências dos stakeholders, de forma a conquistar quota de mercado. Ao longo da dissertação, o desenvolvimento do sistema Kaizen é baseado na literatura e na experiência de gestores de topo, atual ou anteriormente responsáveis por programas de implementação Lean, em grandes organizações de serviços. A proposta apresentada segue o alinhamento do programa de melhoria contínua existente no Millennium BCP, considerando análises aos indicadores, incorporando novos conteúdos, e aprimorando os aspetos fundamentais para o sucesso da mesma. O Modelo Governativo da Cultura Kaizen proposto revigora o envolvimento do Banco na implementação do modelo, destacando o alinhamento do mesmo com a estratégia e valores da organização.