Author(s):
Domingos, Isabel Parreira
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/30810
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Placas de ancoragem; Tresca; Tresca Truncado em tração; elementos finitos; teorema cinemático; fator de arrancamento; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
Description
O presente trabalho trata o problema da capacidade resistente de placas de ancoragem dispostas na vertical em maciços saturados e respondendo em condições não drenadas quando solicitados. Este problema foi tratado através de utilização de um programa de elementos finitos, que implementa o teorema cinemático da Análise Limite. Este programa permitiu a determinação das cargas de colapso do sistema placa-maciço. No presente trabalho a resistência do solo foi modelada recorrendo aos critérios de rotura de Tresca e de Tresca Truncado em tração. Assumiu-se que a resistência ao corte não drenada e o peso volúmico do solo são constantes ao longo do maciço. A placa é considerada rígida e tem a possibilidade de se deslocar sem qualquer restrição. Esta cinemática não foi utilizada anteriormente por outros autores no caso das solicitações não drenadas. As análises efetuadas aferiram a influência dos aspetos geométricos e das propriedades mecânicas do maciço assim como da própria modelação cinemática da placa na capacidade resistente de placas de ancoragem dispostas na vertical em condições de deformação plana. A capacidade resistente das placas de ancoragens dispostas na vertical é apresentada na forma de fator de arrancamento tendo em consideração os pressupostos anteriores. Os resultados obtidos no presente estudo são comparados com os valores obtidos por outros autores.