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A perceção de profissionais envolvidos na implementação da metodologia de gestão lean : o caso de três hospitais portugueses

Author(s): Monteiro, Joana Sofia Adrião

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/30893

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Lean; healthcare; melhoria contínua; 5S; Value Stream Mapping; kaizen; continuous improvement; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Resumo - Para fazer face ao aumento significativo dos custos com a prestação de cuidados em saúde têm surgido diversas metodologias de gestão ao longos dos tempos. Estas metodologias, para além de combaterem os custos tendem, cada vez mais, a eliminar o desperdício presente nas organizações de saúde gerando desta forma, mais valor para o paciente. O presente trabalho incide no estudo da metodologia de gestão lean e na forma como a implementação da mesma é percecionada pelos profissionais envolvidos. A metodologia utilizada no presente trabalho é o estudo de caso. No qual foram realizadas entrevistas semi-estruturadas em três hospitais portugueses e foi feita uma análise de documentos fornecidos pelas respetivas instituições, seguido de uma análise temática das informações recolhidas nas entrevistas. Da informação recolhida nas entrevistas e na análise documental foi possível identificar os fatores de sucesso, as barreiras, os aspetos a reforçar e os principais resultados associados, de acordo com a perspetiva dos profissionais, à implementação da metodologia de gestão lean nos três hospitais portugueses. As principais conclusões passam por fatores de sucesso como a adesão dos profissionais, a utilização de equipas multidisciplinares, o apoio da liderança de gestão e o go to gemba (ir ao terreno). Relativamente às barreiras foram apontadas barreiras tanto físicas como financeiras e uma grande resistência dos profissionais a novos métodos de trabalho. Em relação aos aspetos a reforçar é de salientar a falta de acesso à informação referente à metodologia de gestão lean bem como o envolvimento e a valorização dos profissionais envolvidos. Os principais resultados obtidos com a implementação da metodologia verificam-se ao nível da redução de custos, satisfação dos pacientes e dos profissionais de saúde e como consequência do sucesso destes resultados, a implementação desta metodologia foi expandida a outros serviços.

Abstract - To face the significant increase of costs in the servisse rendered by the health care, various methodologies of management have emerged over the time. These methodologies, not only do they contend costs but also tend more and more to eliminate the actual wastefulness within Health Organisations, thus providing, in this way,more value for the patient. The present work here with studies the methodology of lean management and the way its implementation is perceived by the professional teams concerned. The methodology applied to this present work is the case study in which semi-structured interviews were carried out in three Portuguese hospitals followed by analyses of documents supplied by the institutions and by a categorical analysis of the information gathered in the interviews. From the information obtained in the interviews and from the documentary analysis it has been possible to identify the factors of success, the barriers, the aspects requiring improvement and the main results associated in accordance with the perspective of the professionals to the implementation of the methodology of lean management in the three Portuguese hospitals. The main conclusions pass by factors of success such as the agreement of the professionals, the utilisation of multi-disciplinary teams, the support of management leadership and the go to gemba. Regarding obstacles, physical and financial barriers were mentioned as well as a strong resistance from the professionals to new methods of work. Concerning the aspects requiring reinforcement, it is important to point out the lack of access to information referring to lean methodology as well as involvement and appreciation of the professionals. The principal results obtained by the implementation of the methodology are noticed at the level of cost reduction, satisfaction of patients and of the health professionals. Thanks to the success of the results, the implementation of this methodology has been extended to other services.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Boto, Paulo; Lapão, Luís
Contributor(s) Monteiro, Joana Sofia Adrião
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