Document details

Jornalismo e realidade virtual: análise da série The Daily 360 do The New York Times

Author(s): Lima, Patricia Rosenthal Pereira

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/37602

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Vídeos 360°; Realidade Virtual; Jornalismo imersivo; The Daily 360; The New York Times; Virtual Reality; Immersive journalist; 360° videos; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

A Realidade Virtual não é novidade. Porém, o que chamamos neste trabalho de seu renascimento - ocasionado pelas últimas evoluções tecnológicas e pelo barateamento de equipamentos - permitiu sua integração e consequente inovação em diversos campos. Um deles foi o jornalismo. A adoção da Realidade Virtual como uma ferramenta de narrativa jornalística permite que o usuário experimente as situações ou os eventos de uma reportagem como protagonista e amplia as formas de participação e interação desta experiência imersiva. Em busca de desvendar os possíveis caminhos para o uso da Realidade Virtual no jornalismo, este trabalho faz uma análise do conteúdo diário publicado durante os primeiros quatro meses do The Daily 360, projeto do veículo de referência The New York Times. Os resultados mostram que o projeto buscou popularizar os vídeos em 360 graus (ou esféricos) - sem priorizar os níveis de imersão ou mesmo a qualidade - e optou por publicar um conteúdo diverso, buscando em geral o lado mais curioso, independentemente do tema. Os vídeos foram, na maior parte das vezes, enxutos e objetivos (a média de tempo foi de 1 minuto e 25 segundos) - e 60% dos vídeos estavam integrados em artigos multimídia do Times. Ou seja, foi possível compreender a estratégia escolhida pela publicação para dar seus primeiros passos com conteúdo imersivo, assim como refletir sobre as possibilidades que a Realidade Virtual pode oferecer ao jornalismo.

Virtual Reality isn’t new. However, in the wake of technological advancements and cheaper equipment, it has undergone a number of reenarnations over the years, which have allowed for it to be used innovatively in a number of different fields. One of these is journalism. The use of virtual reality as a tool of expression in the journalistic narrative allows readers to experience situations and events like never before, and expands the possible forms of participation and interaction through an immersive experience. In order to unravel the many possibilities of Virtual Reality in journalism, this paper analyzes the daily content published in the first four months of The Daily 360, a project by The New York Times. The project sought to popularize the use of 360 degree (or spherical) videos, without prioritizing levels of immersion, or even quality. They chose to publish a wide variety of content, seeking more unusual topics, regardless of the theme. The videos were mostly short and to the point (the average length was 1 minute and 25 seconds) – and 60% of the videos were integrated into the Times’ multimedia articles. This meant it was possible to understand the reasoning behind the choice of subject chosen by the publication in its first steps towards immersive content, as well as reflect on the possibilities that Virtual Reality can offer to journalism

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vicente, Paulo Nuno
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents