Document details

A Educação Ambiental Crítica Sócio-Transformadora: da teoria à prática. Casos de estudo de ensino não formal no Brasil

Author(s): Silva, Marta Sofia Gandarão Pereira da

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/46160

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Educação Ambiental Crítica; Sociotransformadora; Ensino não formal; Brasil; Critical and Social-Transformative; Non Formal Teaching; Environmental Education; Brazil


Description

A presente investigação tem como objetivo principal avaliar a Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora, no âmbito de projetos de ensino não formal no Brasil. Trata-se de investigar se e como é possível exercer um tipo de Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora, em que um dos argumentos centrais é compreender as relações sociedade-natureza e intervir sobre os problemas e conflitos socioambientais. Caracteriza-se por uma abordagem complexa e relacional, por metodologias participativas e de cidadania, pelo diálogo entre educandos e educadores, pela abordagem de “temas geradores”, de forma a compreender e a transformar a realidade caracterizada por uma grave crise socioambiental. Pretende-se como resultado compreender o funcionamento deste tipo de projetos de ensino não formal orientados para a Educação Ambiental Crítica e Sociotransformadora e que práticas pedagógicas são utilizadas. De forma a atingir os resultados de investigação, proponho uma análise exploratória de dois casos de estudo de ensino não formal no Brasil ̶ a ONG Çarakura, situada em Florianópolis, um projeto de permacultura e Educação Ambiental e o Instituto da Toca, localizado perto de São Paulo, um projeto de produção biológica e agroflorestal, que integra uma escola com técnicas baseadas na pedagogia Waldorf, ̶ para obter informação empírica recolhida através de entrevistas semiestruturadas.

The main objective of this research is to evaluate Critical and Social-Transformative Environmental Education in non formal education projects in Brazil. It is a question of investigating if and how it is possible to carry out a type of Critical and Social-Transformative Environmental Education, in which one of its central arguments is to understand society-nature relations and intervene on socio environmental problems and conflicts. It is characterized by a complex and relational approach, by participatory methodologies and citizenship, by the dialogue between learners and educators, by approaching "generating themes" in order to understand and transform the reality characterized by a serious social environmental crisis. It is intended to achieve as results the understanding of the operation of this type of non formal education projects oriented to Critical and Social-Transformative Environmental Education and which pedagogical practices are used. In order to achieve the research results, I propose an exploratory investigation of two non formal teaching cases in Brazil ̶ the NGO Çarakura located in Florianópolis, a permaculture and Environmental Education project and the Toca Institute near São Paulo, a biological and agroforestry production project that integrates a school with techniques based on Waldorf pedagogy, ̶ to obtain empirical information collected through semistructured interviews.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pires, Iva Miranda
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo