Document details

Editar como um acto de resistência: Relatório de Estágio na Cotovia

Author(s): Matos, Cheila Sofia Crispim

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/46501

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Edição de texto; Cotovia


Description

No âmbito da componente não lectiva do Mestrado em Edição de Texto, este relatório tem como principal objectivo ser o reflexo de três meses de trabalho como estagiária na Cotovia, uma das mais reconhecidas editoras independentes de Portugal. Através da descrição e análise pormenorizada das diversas tarefas desenvolvidas, pretende-se estabelecer uma conexão com o processo de edição de um livro e com o funcionamento do mercado editorial e livreiro. Serão também abordadas questões relacionadas com aquilo que caracteriza e o modo específico como esta editora funciona. Apostando-se numa abordagem prática, suportada por algumas considerações teóricas, serão mencionadas as principais dificuldades encontradas ao longo deste percurso e a forma como as mesmas foram resolvidas. Finalmente, encontrar-se-á também uma breve reflexão sobre um caso particular que, devido às suas características, se pode comparar à história da Cotovia.

As part of the Masters Course in Publishing, this report's aim is to be a reflection of the work I undertook as an intern at Cotovia, one of the most well-known Portuguese independent publishers, over the course of three months. Through the description and detailed analysis of the several tasks I performed, the goal is to establish a connection between a book’s editing process and the way the publishing and book market works. Some considerations about what defines Cotovia and the way it works will also be made. Leveraging a practical approach, sustained by some theoretical considerations, the main difficulties found along the way will be indicated, as well as how they were solved. Finally, there will also be a brief reflection on a specific case that due to its characteristics can be compared to Cotovia’s history.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Fernando Cabral
Contributor(s) Matos, Cheila Sofia Crispim
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents