Document details

Pós-colonialismo e diáspora africana na Europa: uma análise da produção audiovisual e da interação entre utilizadores de redes sociais

Author(s): Espanhol, Juliana Luiza Barreto

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/46806

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Webdocumentário; Diáspora africana; Redes sociais; Pós-colonialismo; Cecile Emeke; Postcolonialism; Social media; Webdocumentary; African diaspora


Description

Esta dissertação explora a interseção entre as temáticas dos estudos pós-coloniais e da comunicação, mais especificamente quanto à interação de utilizadores no contexto das redes sociais e à emergência do webdocumentário como gênero audiovisual, por meio de revisão de literatura dos dois campos teóricos. O trabalho tem como estudo de caso a série strolling, da realizadora Cecile Emeke. Esse projeto audiovisual expõe, em primeira pessoa, vivências e opiniões de indivíduos provenientes da diáspora africana em diversos países na Europa. O conteúdo é publicado no sítio de compartilhamento de vídeos YouTube, o que permite a distribuição dos filmes a uma audiência ampla e diversificada. Tanto a natureza do projeto quanto a plataforma de publicação estimulam a produção de diálogos que perpassam temas ligados ao pós-colonialismo, o que nos leva a questionar como aplicar teorias dos estudos pós-coloniais a um objeto proveniente dos novos media.

This thesis investigates the intersection between post-colonial studies and communication studies, specially concerning interactions among social media users and the emergence of webdocumentary as an audiovisual genre. We use literature review from both research areas as the main methodological tool. The strolling series, created by the filmmaker Cecile Emeke, is analyzed as a case study. This project provides first person perspectives of people from the African diaspora around Europe on several subjects. The content is uploaded to YouTube, which allows film distribution to a large and diverse audience. The nature of Emeke’s series and the use of social media as the means for distribution foster dialogues related to postcolonial subjects, which leads us to inquire how to apply post-colonial theory to a new media object.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Miranda, José Bragança de
Contributor(s) RUN
CC Licence
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